EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Minc diz que zoneamento agrícola para o plantio de cana-de-açúcar deve sair em dias

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta segunda-feira que o zoneamento agrícola para o plantio de cana-de-açúcar no país deve sair em aproximadamente 10 dias. Segundo Minc, o anúncio será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O zoneamento para o plantio da cana é um assunto que está sendo tratado com cuidado dentro do governo. Lula incluiu em sua agenda a estratégia de buscar a expansão global do uso do etanol, mas enfrenta oposição de vários países preocupados com o avanço da cana em áreas de cultivo de alimentos e também em regiões de floresta. Matéria da Agência Reuters.

Com o zoneamento agroecológico do plantio de cana, o governo busca dar uma garantia a eventuais compradores do álcool brasileiro de que o produto não foi produzido à custa da derrubada de árvores.

Minc afirmou que a Amazônia e o Pantanal serão preservados no plano.

“Nenhum hectare da Amazônia e do Pantanal será objeto de usinas. Nenhuma área de mata nativa será desmatada, nehunenhumama área de produção alimentar será substituída por cana”, disse Minc durante lançamento do programa de revitalização e recuperação ambiental do Canal do Fundão, no Rio.

“Nós teremos 5,5 milhões de hectares de cana, de áreas sem queimadas aproveitando o vinhoto que era jogado no rio para fazer fertilizante”, acrescentou.

Recentemente, o tema colocou os ministros Carlos Minc e Reinhold Stephanes (Agricultura) em rota de colisão.

Minc afirmou que não se sente vitorioso na polêmica.

“Não era uma queda de braço, mas se o nosso etanol não for 100 por cento verde os outros países vão usar o argumento ambiental para criar uma barreira comercial ao nosso etanol. Tem muita gente lá fora que não gosta do nosso etanol que é bom, bonito e barato”, disse Minc.

“O anúncio vai mostrar que o nosso etanol é 100 por cento verdinho. Quem sai vitorioso nisso tudo é o Brasil, do lado ambiental e comercial”, concluiu.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

*Matéria da Agência Reuters, publicada no Estadao.com.br, segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, 15:37 | Online

[EcoDebate, 10/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.