A pandemia global avança no mundo, mas em ritmo mais lento, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
[EcoDebate] A pandemia do novo coronavírus se espalha pelo mundo e avança dia a dia e semana a semana. Globalmente, no dia 01 de março, havia 88,6 mil pessoas afetadas pelo patógeno, número que subiu para 858 mil em 31 de março e ultrapassou a marca histórica de 1 milhão no dia 02 de abril.
O mês de março foi marcado por uma aceleração da curva de pessoas infectadas. O gráfico abaixo mostra que, na primeira semana, o número de pessoas infectadas cresceu 2,9% ao dia, na segunda semana cresceu 5,7%, na terceira semana o aumento foi de 10% e na quarta semana bateu o recorde de crescimento, com uma taxa de 11,7% ao dia. Mas na semana de 29/03 a 04/04 a taxa de crescimento diária do número de casos caiu para 8,9% ao dia, indicando que o ponto de inflexão da curva logística parece que foi atingido. Ou seja, o surto vai continuar avançando no início de abril, mas com uma velocidade mais lenta em relação à quarta semana de março.
O crescimento médio durante todo o mês de março foi de 7,7% ao dia. O mês de abril começou com um crescimento médio de 8,9% ao dia. Todos os olhos se voltam para a observação desta taxa durante o corrente mês e qual será a velocidade da queda. Nos 12 países com maior número de casos, a velocidade do contagio está diminuindo. Porém, em muitos países, principalmente, aqueles que estão defasados na dinâmica da pandemia, o ritmo do surto tem aumentado. No dia 05 de abril já havia 1,27 milhão de casos notificados internacionalmente. Se o crescimento médio diário ficar em 7% em abril, então o número de casos vai se multiplicar por 8 e o mundo poderá ter cerca de 7,5 milhões de pessoas infectadas em 30 de abril. Mas tudo depende da efetividade das medidas preventivas adotadas.
O ritmo de aumento das mortes pela Covid-19 tem sido mais acelerado do que o ritmo da elevação dos casos. O gráfico abaixo mostra que, na primeira semana, o número de mortes cresceu 2,8% ao dia, na segunda semana cresceu 7,1%, na terceira semana o aumento foi de 12,2% e na quarta semana bateu o recorde de crescimento, com uma taxa de 13,1% ao dia. Mas na semana de 29/03 a 04/04 a taxa de crescimento diária do número de mortes caiu para 11,1% ao dia, indicando que, também neste aspecto, o ponto de inflexão da curva logística parece que foi atingido. Ou seja, o surto de mortes vai continuar aumentando no início de abril, mas com uma velocidade pouco mais lenta em relação à quarta semana de março.
O crescimento médio do número de mortes durante todo o mês de março foi de 8,9% ao dia e o mês de abril começou com um crescimento médio menor, de 7,8% ao dia. Nos 12 países com maior número de casos, a velocidade do contagio está diminuindo ainda mais, com 6,9% ao dia no início de abril. Porém, assim como no número de casos, em muitos países o ritmo do surto tem aumentado. No dia 05 de abril já havia mais de 70 mil mortes notificadas internacionalmente.
No caso brasileiro, o ritmo atual da pandemia tem sido superior ao ritmo atual da pandemia no mundo. O gráfico abaixo mostra que, na primeira semana de março, o número de pessoas infectadas cresceu 37,9% ao dia, na segunda semana cresceu 30,1%, na terceira semana o aumento foi de 37,6% e na quarta semana reduziu para 19,4% ao dia. Na semana de 29/03 a 04/04 a taxa de crescimento diária do número de casos caiu ainda mais, para 14% ao dia, o número mais baixo da série, mas mesmo assim muito elevado para um crescimento exponencial. Ou seja, o surto vai continuar avançando em abril no Brasil, mas com uma velocidade mais lenta em relação ao mês de março.
O crescimento médio do número de casos durante todo o mês de março foi de impressionantes 30,4% ao dia. O mês de abril começou com um crescimento médio de 15,8% ao dia. No dia 05 de abril já havia 11.130 casos notificados no Brasil. Se o crescimento médio diário ficar em 9% no restante do corrente mês, então o número de pessoas afetadas pelo patógeno deve chegar a 100 mil casos em 30 de abril.
A primeira morte pela Covid-19 ocorreu no dia 17 de março no Brasil e o ritmo de crescimento foi muito acelerado, com aumento diário de 78,3% na semana de 17 a 23 de março, de 29,7% na semana seguinte e de 18,8% na semana de 29 de março a 04 de abril. No dia 05 de abril já havia 486 mortes em todo o território nacional. Mesmo diminuindo o ritmo, o número de mortes no Brasil no final de abril pode ficar entre 4 e 5 mil óbitos.
Evidentemente, as projeções para as próximas semanas e os próximos meses dependem da extensão e profundidade das medidas de isolamento social. Quanto mais pessoas ficarem dentro de casa e sem contato com as fontes de difusão do vírus, menor será o surto e mais rápido a economia poderá voltar a funcionar plenamente. O mês de abril será decisivo para definir o controle da pandemia.
José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382
Referências:
ALVES, JED. A pandemia de Coronavírus e o pandemônio na economia internacional, Ecodebate, 09/03/2020
ALVES, JED. “A recessão em 2020 é inexorável e a palavra-chave para as pessoas é sobrevivência”, Correio da Cidadania, 21/03/2020
ALVES, JED. O crescimento da pandemia de coronavírus e a redução da poluição ambiental, Ecodebate, 24/03/2020
WorldOmeteres: https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-death-toll/
ALVES, JED. A pandemia de Covid-19 avançou rapidamente na última semana, Ecodebate, 30/03/2020 https://www.ecodebate.com.br/2020/03/30/a-pandemia-de-covid-19-avancou-rapidamente-na-ultima-semana-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
ALVES, JED. O avanço da pandemia de Covid-19 no mundo e no Brasil no mês de março, Ecodebate, 01/04/2020 https://www.ecodebate.com.br/2020/04/01/o-avanco-da-pandemia-de-covid-19-no-mundo-e-no-brasil-no-mes-de-marco-artigo-jose-eustaquio-diniz-alves/
ALVES, JED. Número de infectados no Brasil pode chegar a 380 mil, # Colabora, 03/04/2020
https://projetocolabora.com.br/ods3/numero-de-infectados-no-brasil-pode-chegar-a-112-mil/
ALVES, JED. Um milhão de infectados e cinquenta mil mortes pela Covid-19 no mundo, Ecodebate, 01/04/2020
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/04/2020
[cite]
PUBLICIDADE
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Pingback: A pandemia global avança no mundo, mas em ritmo mais lento - Vila de Utopia