Floresta dos Atletas: resolvendo o passado e olhando o futuro, artigo de Marcelo Queiroz
A Prefeitura do Rio de Janeiro dará início ao plantio da Floresta dos Atletas e do Bosque dos Medalhistas
Resolver problemas, estabelecer prioridades, dialogar com os atores públicos e privados, priorizando o bem-estar da população, são caminhos para resolver os maiores desafios na gestão pública. O lema é agir!
A Prefeitura do Rio de Janeiro dará início ao plantio da Floresta dos Atletas e do Bosque dos Medalhistas. Serão 13.725 mudas de 207 espécies nativas da Mata Atlântica, que serão plantadas no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante os próximos meses.
As mudas são provenientes de sementes plantadas em tubos, cada uma por um dos atletas participantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, durante a Cerimônia de Abertura. Trata-se do cumprimento de um compromisso firmado diante de milhões de telespectadores que assistiram à cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Mas isso não basta! Na visão da Secretaria de Meio Ambiente que conta com todo o apoio do Prefeito Marcelo Crivella, mesmo necessária, esta não poderia ser mais uma ação isolada, desconectada de políticas públicas mais abrangentes.
Assim, a Floresta dos Atletas será parte de um programa de reflorestamento que visa melhorar a qualidade do ar, proteger nascentes e áreas de recarga dos recursos hídricos subterrâneos e contribuir com ações mitigadoras das mudanças climáticas.
Simultaneamente, a Secretaria lançará a Floresta da Zona Oeste, um amplo projeto de reflorestamento com espécies nativas que constituirá, ao lado da Floresta da Tijuca, uma grande área verde urbana. Este empreendimento será realizado em área contígua ao Parque Radical, em um esforço conjunto com o Exército Brasileiro.
A Floresta da Zona Oeste terá um diferencial interessante: será planejada de tal forma que possibilite a posterior implementação de projetos que visem a respectiva sustentabilidade financeira e ecológica. Também será dividida em áreas para facilitar a captação de investimentos por parte de empresas privadas, pessoas físicas e consulados de países interessados em ampliar o espírito das Olimpíadas.
A Prefeitura do Rio de Janeiro está comprometida com o objetivo de que a nossa Cidade seja mais verde, sustentável e biodiversa.
Marcelo Queiroz é secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro
Artigo enviado pelo Autor e originalmente publicado no jornal O Dia, 24/09/2019
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/09/2019
[cite]
PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.