Energia solar foi líder mundial na geração de empregos do setor de renováveis em 2018
Energia solar foi líder mundial na geração de empregos do setor de renováveis em 2018
Por: Ruy Fontes – Redator
A cada ano de crescimento da capacidade instalada de energias renováveis, cresce também o número de profissionais trabalhando nessas áreas. E 2018 foi o melhor deles até agora.
Foram 11 milhões de empregos, diretos e indiretos, criados mundialmente em energias limpas, segundo o relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (International Renewable Energy Agency, ou IRENA em inglês).
Campeã no volume de instalações globais no ano passado, a energia solar também foi a líder na geração de empregos em 2018, com um terço de todas as vagas criadas, ou 3,6 milhões.
Isso é prova de que, mesmo com desaceleração do setor no ano passado causada pela retração na China, as maiores oportunidades ainda aguardam aqueles que desejam trabalhar com energia solar.
Somente o Brasil, um dos países de destaque apontado pelo relatório, emprega hoje cerca de 15,6 profissionais apenas no setor de energia solar fotovoltaica.
Com 700 mil vagas a mais do quem em 2017, o resultado deste ano também mostrou que o retrocesso de grandes players, como a China, não afeta mais o setor global, que vive hoje uma “diversificação geográfica”, segundo os responsáveis pelo estudo.
Isso significa que mais países estão fabricando, comercializando e instalando tecnologias de geração limpa, com destaque para a Malásia, Tailândia e Vietnã.
Esse cenário coloca a Ásia como a maior empregadora mundial em energias renováveis, com uma participação de 60% no total de vagas mundial.
Outro dado interessante apontado pelo relatório foi a participação de 32% das mulheres entre os profissionais atuando com tecnologias de energia renovável.
Segundo os responsáveis pelo relatório, as energias renováveis atendem a todos os principais pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, econômico e até social, com a geração de emprego e renda.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/06/2019
[cite]
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.