Aplicativo Plantadores de Rios ajuda na preservação de nascentes
Agência Rádio Mais
O Brasil possui cerca de 12% das reservas de água doce presentes no mundo. Apesar disso, há áreas críticas, onde a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça. A maioria das pessoas só percebe que a situação hídrica está em risco quando a localidade onde moram passa por racionamentos ou cortes de água. Para conscientizar e alertar as pessoas de que, muitas vezes, os problemas relacionados à falta de água começam nas nascentes dos rios, está disponível para a população o aplicativo Plantadores de Rios.
A ferramenta põe em contato pessoas ou instituições dispostas a investir ou restaurar áreas vulneráveis com os proprietários de áreas rurais responsáveis pelas localidades ameaçadas. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, explica como a ferramenta funciona.
“A pessoa entra em um aplicativo, na hora em que ela olha, ela pode saber onde tem nascentes perto dela, em quilômetros ao redor dela. E ela pode adotar uma nascente. Olha, essa nascente aqui precisa de plantio de árvore, precisa de uma cerca. Então a pessoa pode adotar essa nascente. Por meio da internet, ele entra em contato com o proprietário, diz que quer adotar a nascente e o proprietário fecha um relacionamento entre eles.”
Com acesso aos dados de localização do dispositivo, o Plantadores de Rios identifica e sinaliza, em um mapa, locais com vários tipos de nascentes. Existem aquelas que precisam de plantio, as que têm vegetação, as nascentes adotadas pelo usuário, entre outras. É possível escolher o raio de busca, que pode variar entre um e 15 quilômetros.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, explica que o aplicativo facilita a participação das pessoas e empresas que pretendem colaborar com a preservação das nascentes.
“Qualquer pessoa urbana, certamente todos nós fazemos o uso da água. Ou qualquer empresa jurídica, que faça muito o uso da água, possa dizer: olha, independente das ações do estado, do município, da união e das ONG’s, eu pessoalmente quero ajudar. E ele se relaciona direto com o produtor. Sua relação privada e faz a sua contribuição. Estou fazendo minha parte, estou adotando uma nascente.”
O aplicativo Plantadores de Rios está disponível gratuitamente para download em celulares com sistema operacional Android e iOS. Após baixar a ferramenta, o usuário deve se cadastrar com número do CPF, para pessoas físicas, ou do CNPJ, para pessoas jurídicas, e endereço de e-mail.
A ferramenta é uma iniciativa de vários órgãos e instituições, entre eles a Agência Nacional das Águas (ANA), uma das dez agências reguladoras brasileiras. No Congresso Nacional, se discute o Projeto de Lei 6621, de 2016, que promete melhorar a gestão das agências reguladoras.
O PL é de autoria do presidente do Senado, Eunício Oliveira, e quer unificar as regras sobre gestão, poder e controle social das agências, a fim de dar mais autonomia, transparência nas atividades e evitar que essas autarquias sofram interferência do setor privado. Caso o PL seja aprovado na Câmara, assim como no Senado, o presidente passará a nomear os diretores de agências reguladoras com base em listas tríplices. Os nomes da lista serão escolhidos após uma pré-seleção baseada na análise do currículo dos candidatos que atenderem a um “chamamento público”.
Reportagem, Paulo Henrique Gomes
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/04/2018
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
O tema nascentes continua a produzir um volume extraordinário de beisteirol técnico-científico. Nem sequer a imensa maioria dos que se expressam a respeito saberia ao menos conceituar corretamente o que seja uma nascente.
Vamos ao essencial, o que determina o que vai acontecer com um curso d’água, entendido esse como o nível hidrológico de base de uma região, não é o que ocorre em uma ou outra nascente de sua sub-bacia hidrológica, mas o que ocorre em suas amplas vertentes. Reduzida a infiltração, na maior parte das vezes como resultado de um manejo agrícola insensato que reduz a infiltração e potencializa o run-off e a erosão, há natural depleção do lençol freático regional, e assim, sim, as coisas se complicam. Ouçam sempre o que ensina e prega o Prof. Osvaldo Ferreira Valente a respeito.
Ou seja, para ficar na brincadeira, ao invés de adotar uma nascente, melhor seria adotar uma vertente.
Pingback: » Aplicativo Plantadores de Rios ajuda na preservação de rios e de nascentes
Concordo com o Álvaro. Adotar uma vertente é melhor que adotar uma nascente.
Todavia nao vamos desmerecer a proposta. Quem não puder adotar uma vertente, que adote uma nascente.
Obrigado, Álvaro, pelo apoio a uma luta que mantenho há 50 anos. Fico impressionado com o simplismo de raciocínio de entidades que continuam insistindo em achar que para conservar uma nascente produtiva basta cercá-la e plantar algumas árvores. A nascente é como uma torneira de uma caixa d’água e que secará se não houver uma fonte de abastecimento da caixa. E a caixa d´água da nascente é o aquífero subterrâneo que só pode ser abastecido pela infiltração de água de chuva em toda a superfície da pequena bacia ( principalmente das vertentes). Se o produtor rural, por exemplo, cercar a nascente, mas continuar a impermeabilizar a bacia, ou as vertentes, a nascente irá certamente definhar ao longo do tempo.
Um somatório de pequenas iniciativas pode ao longo do tempo gerar resultados expressivos.
Pingback: Aplicativo Plantadores de Rios ajuda na preservação de nascentes – Guia Ecológico
Posso dizer com toda a certeza que esse site é top. Parabéns pelo conteudo. Sucesso