EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Superintendência de São Paulo do MTE fiscaliza indústrias que usam amianto


Telha de amianto. Foto do Ciência Hoje Online

Equipe de auditores fiscais do MTE visitou onze empresas e constatou que a maioria não cumpria a determinação legal vigente no estado de São Paulo, ratificada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) realizou nesta semana uma série de fiscalizações em indústrias do setor de fibrocimento que usavam o amianto na fabricação de telhas, caixas-d’água, entre outros. A ação ocorreu nas cidades de Leme, Hortolândia, Jacareí, Botucatu, Bom Jesus dos Perdões, Sumaré e Vargem Grande Paulista, interior do estado, e contou com a participação da Secretaria da Saúde.

A equipe de auditores fiscais do MTE visitou onze empresas e constatou que a maioria não cumpria a determinação legal vigente no estado de São Paulo, ratificada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal ao negar Ação de Inconstitucionalidade (ADIN). Por isso, todas foram notificadas e quatro empresas foram interditadas.

Em países da Europa e nos Estados Unidos, o uso do amianto já foi proibido. O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor.

No entanto, com a intensa ação da SRTE/SP, e com o apoio da Secretaria da Saúde, o objetivo é banir de vez o uso do amianto nas indústrias que usam o material e substitui-lo por um produto equivalente, mas que não prejudique a saúde e a segurança do trabalhador.

O produto – O amianto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas, resiste a altas temperaturas, é uma matéria-prima de boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, abundância na natureza e, por ter baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.

Além disso, o amianto é responsável por algumas doenças, como por exemplo, cânceres de pulmão, que podem ocorrer através da inalação.

* Nota da Assessoria de Imprensa SRTE/SP

[EcoDebate, 13/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.