Europa atrasa normas de redução de CO2 por automóveis
Bruxelas, 2 dez (EFE).- O Parlamento Europeu e a Presidência da EU -atualmente com a França-, concordaram em atrasar as normas de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) para todos os veículos ligeiros novos.
Em 2012, somente 65% da frota de veículos novos da UE terá que respeitar o limite de 130 gramas de CO2 por quilômetro, em vez dos 100% que havia proposto a Comissão Européia.
Essa proporção aumentará para 75% em 2013, 80% em 2014 e 100% em 2015, confirmou hoje o eurodeputado italiano Guido Sacconi, do Grupo Socialista.
Com isso, se concede à indústria automobilística um período de adaptação de três anos e se tranqüiliza os países produtores de veículos que, liderados pela Alemanha, tinham se oposto frontalmente à proposta da Comissão.
O PE e a Eurocâmara alcançaram, por outro lado, um acordo informal em matéria de sanções aos fabricantes infratores também de caráter gradual de 2012 a 2018.
O primeiro grama emitido acima do limite custará 5 euros ao fabricante; o segundo, 15 euros e o terceiro, 25 euros. A partir do quarto, porém a multa se elevará a 95 euros.
Uma vez encerrado o período inicial, em 2019, a multa indistintamente será de 95 euros por cada grama de CO2 que exceda o limite.
A nova fórmula não se ajusta à proposta original da CE -que queria as sanções partindo de 20 euros até alcançar os 95 em 2015.
* Matéria da Agência EFE, publicada no UOL Notícias, 02/12/2008 – 11h27
[EcoDebate, 03/12/2008]
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