Floresta pode ser explorada de forma correta, diz fazendeiro de Anapu
O fazendeiro Antonio Napoli Velho, de Anapu , fala sobre o uso da terra na região Foto: Antônio Cruz/ABr
Para o gaúcho Antonio Napoli Velho, que vive há 27 anos em Anapu, no sudeste do Pará, os projetos de manejo são economicamente viáveis, mas é preciso fazer de forma não gananciosa, dentro de preceitos ecologicamente corretos
Nascido no sul do país, Gaúcho, como é conhecido na região, vivenciou momentos importantes da história da Amazônia, desde o estímulo à sua ocupação e desenvolvimento, promovido pelos governos militares, ao atual estágio de preocupação com a recuperação da mata.
Hoje, ele destaca a importância da conservação do meio ambiente e busca trabalhar de forma sustentável. “Os projetos de manejo são economicamente viáveis sim, porque [a floresta] é uma riqueza que temos aqui e está pronta para ser polida”, disse o fazendeiro em entrevista à Agência Brasil. “Mas tem que fazer de forma não gananciosa, dentro dos preceitos ecologicamente corretos”, acrescentou.
Ao lado de dois irmãos, Gaúcho tem uma fazenda de 6 mil hectares. Segundo ele, 20% da área foi transformada em pasto, onde cria gado. Outros 300 alqueires, cerca de 1.500 hectares, foram utilizados para desenvolver um projeto de manejo sustentável.
“[A extração por meio do manejo] é uma atividade bem remunerada, muito boa”, disse. Ele conta que em dois anos todas as árvores que poderiam ser exploradas foram retiradas. Agora, explica, as remanescentes ficarão intocadas por 25 anos para recompor a floresta. “A rentabilidade foi boa e agora podemos desenvolver projetos [de manejo] menores, mais modernos”.
Gaúcho explicou que precisou apressar o início da exploração sustentável porque sua propriedade estava sendo ameaçada de invasão. “Quem tem a madeira é alvo. Os invasores querem pegá-la para vender aos madeireiros ilegalmente”.
Segundo ele, as próprias madeireiras incentivam agricultores e assentados a invadir fazendas. Não com o intuito de estimular a reforma agrária, mas para comprar a madeira das áreas ocupadas de forma ilegal e a preços muito mais baixos do que os de mercado. “O problema é que ocorre muita propina”, criticou.
Para se ter uma idéia, afirmou Antonio Velho, os madeireiros compram um alqueire de mata por R$ 300. “Eles me fizeram a proposta e não aceitei. Um metro cúbico de Ipê, por exemplo, vale R$ 400. Como não cedi, eles incitam o povo a invadir”, acrescentou.
Na avaliação do fazendeiro, os Programas de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS`s), idealizados pela missionária norte-americana Dorothy Stang são exemplo de utilização “inteligente” da floresta. “O projeto dela é no sentido de retirar uma pequena área todo ano. Esse é o melhor sistema porque não aumenta a oferta de madeira. É uma oferta permanente e com regularidade. Isso que é interessante para a região”, disse.
Para Gaúcho, o cálculo é simples: “Legalmente, podem ser retirados até 60 metros cúbicos de madeira em três hectares. Seiscentos metros cúbicos a R$ 400 o metro cúbico, são R$ 24 mil ou R$ 2 mil por mês. Não existe salário melhor na região”.
Ele acrescenta que os agricultores podem trabalhar de forma conjunta. Funcionaria como um esquema de parceria em que o manejo seria desenvolvido em uma área maior e a rentabilidade aumentaria. Os agricultores podem tirar a madeira em um mês e ficar os outros 11 com o dinheiro no bolso e a floresta intacta”.
Para essa alternativa se tornar realidade, o fazendeiro acredita que deve haver uma mudança cultural no modo de obter renda por meio da floresta. “Há um paradigma que tem que ser quebrado, de se querer fazer tudo rápido, pegar a madeira, vender tudo de uma vez”.
Em sua opinião, a conscientização por meio da implementação de escolas rurais familiares poderia resolver o problema. “Com isso, os jovens seriam estimulados a ficar na terra em vez de ir para a cidade onde, provavelmente, vão inchar as favelas”.
Segundo Gaúcho, entre Anapu e Pacajá, uma área superior a 12 mil quilômetros quadrados, só há uma escola rural. “O colono é o melhor ecologista, mas ele não tem conhecimento. A cultura que ele tem é de queimar, cortar, vender, passar para o outro lado. Se ele for instruído, com certeza vai ter consciência da importância da preservação”.
Matéria de Ivan Richard, da Agência Brasil, publicada no EcoDebate, 24/11/2008.
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