EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa afirma que a suplementação de cálcio e vitamina D não está associada à redução do risco de câncer de mama

Journal of the National Cancer Institute Volume 100, Number 22, 19 November 2008
Journal of the National Cancer Institute Volume 100, Number 22, 19 November 2008

Tomar suplementos de cálcio e vitamina D não reduz a incidência do câncer da mama em mulheres pós-menopausa, de acordo com os dados de um estudo randomizado, controlado por placebo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, volume 100, número 22, edição de 19 de novembro de 2008. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Vários estudos observacionais têm sugerido que suplementos de vitamina D podem reduzir o risco de câncer de mama, mas os resultados foram inconsistentes.

Para testar essa possibilidade, os pesquisadores avaliaram incidência do câncer da mama como um objetivo secundário, No estudo, realizado no Women’s Health Initiative, 36.282 mulheres pós-menopáusicas foram aleatoriamente designadas para tomar 1000 mg de cálcio acrescido de 400 UI de vitamina D por dia ou para placebo diariamente. (O objetivo primário do estudo foi o efeito de suplementos em casos de fratura do quadril.).

Na análise, Rowan Chlebowski, MD, Ph.D., do Los Angeles Biomedical Research Institute de Harbor-University of Califórnia, Los Angeles Medical Center e colegas de pesquisa constataram que a incidência de câncer de mama invasivo foi semelhante nos grupos placebo e suplemento, com 528 e 546 casos, respectivamente.

Estes resultados põem em causa recomendações para a avaliação da dose mais elevada vitamina D em estudos futuros, de acordo com os autores. “Os principais achados não apóiam um nexo causal entre o suplemento de cálcio e de vitamina D e a redução da incidência do câncer da mama”, concluem os autores.

Em editorial, Corey Speers e Powel Brown, MD, Ph.D., do Baylor College of Medicine, em Houston, valorizaram os esforços dos pesquisadores em testar, de forma rigorosa, o eventual nexo causal.. Embora os editorialistas concordem que esses dados não apóiam uma associação entre a suplementação de cálcio e de vitamina D e a redução de incidência do câncer da mama, eles alegam que mais estudos são ainda necessários para responder adequadamente a questão, inclusive procurando influências genéticas e que as participantes sejam avaliadas em um estudo com um período de acompanhamento mais longo.

Abaixo informamos os dados da pesquisa, bem como os links para o acesso integral ao seu conteúdo:

Calcium Plus Vitamin D Supplementation and the Risk of Breast Cancer

Rowan T. Chlebowski, Karen C. Johnson, Charles Kooperberg, Mary Pettinger, Jean Wactawski-Wende, Tom Rohan, Jacques Rossouw, Dorothy Lane, Mary Jo O’Sullivan, Shagufta Yasmeen, Robert A. Hiatt, James M. Shikany, Mara Vitolins, Janu Khandekar, F. Allan Hubbell, and for the Women’s Health Initiative Investigators

Journal of the National Cancer Institute Advance Access published on November 11, 2008
J. Natl. Cancer Inst. 2008 100: 1581-1591; doi:10.1093/jnci/djn360
[Abstract]
[Full Text]
[PDF]

[EcoDebate, 24/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.