Reutilização de sistemas de esgoto contribui para desenvolvimento sustentável, diz relatório da ONU
Segundo relatório realizado em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), água do esgoto pode irrigar a terra e servir como fertilizante; seu reaproveitamento pode fornecer energia elétrica por meio do biogás.
O Instituto Ambiental de Estocolmo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicaram relatório destacando os benefícios da reutilização de recursos do esgoto, como geração de energia, fertilização de terras e irrigação.
Segundo a publicação, 330 km³ de esgoto produzidos mundialmente todo ano são suficientes para irrigar 40 milhões de hectares – ou 15% de toda terra irrigada no planeta. O reaproveitamento do esgoto também pode dar energia a 130 milhões de casas por meio do biogás.
O relatório enfatiza a importância de uma gestão de reaproveitamento do esgoto para o alcance mais rápido do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número seis, que pede a garantia de água e saneamento para todos até 2030.
O Banco Mundial calculou que o saneamento adequado na Índia, por exemplo, poderia economizar cerca de 54 bilhões de dólares anualmente por meio do corte de cuidados com a saúde e com o fornecimento de água. Saiba mais sobre o estudo clicando aqui.
Informações da ONU Brasil, in EcoDebate, 29/10/2015
[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
É interessante que a ONU entre na luta a favor da reutilização do esgoto sanitário.
No Brasil, nossos rios são verdadeiros esgotos a céu aberto e um tratamento adequado de água para abastecimento público está cada vez mais próximo de um tratamento de esgoto.
Iniciativa de suma importância., inclusive por utilizar o ciclo reverso., e além do adubo produzido permitindo correção com micro e macro fertilizantes., propiciará a queima do metano., produzindo energia térmica e elétrica e gerando CO2., muitas vezes menos poluente que o gás metano.