Um economista no comando do IPCC, por Junior Ruiz Garcia
[EcoDebate] Essa semana recebemos a notícia da eleição do novo presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o economista sul-coreano Hoesung Lee, especialista em energia e mudanças do clima. Ele comandará o IPCC por um período de 6 a 8 anos (Valor Econômico, 2015).
O currículo de Hoesung Lee está disponível na página do IPCC, para visualizá-lo clique aqui.
Hoesung Lee espera que possa melhorar o modo de operação do IPCC em suas atividades e na própria publicação e comunicação dos resultados, através de iniciativas como: estimular uma maior participação de pesquisadores de países em desenvolvimento; identificar e/ou criar redes locais de pesquisa nas áreas de Ciência Climática, adaptação e mitigação; ampliar a base de informações para incluir os negócios (business), indústria e finanças; avaliar os desafios domésticos das mudanças climáticas, tais como seus efeitos sobre o emprego, saúde, inovação e desenvolvimento tecnológico, acesso à energia e nível de pobreza.
É possível observar na visão de Hoesung Lee em relação às ações do IPCC que pode haver uma maior preocupação com os impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas. No entanto, não está claro o que esperar realmente dessa nova gestão do IPCC em termos práticos para o enfrentamento da degradação do ecossistema global. Neste sentido, a ausência de considerações sobre questões como a escala de degradação, capacidade de suporte do ecossistema global, e os impactos das mudanças climáticas no ambiente natural, talvez indique que o foco central dessa nova gestão continue sendo a visão economicista da relação entre a sociedade-economia-ecossistema, de que a tecnologia e o crescimento resolverão os problemas das mudanças climáticas.
Junior Ruiz Garcia, doutor em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, é professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Economia da UFPR.
in EcoDebate, 26/10/2015
[cite]
[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.