EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Correção pelo avesso, artigo de Daniel Clemente

 

opiniao

 

[EcoDebate] Em 2002, a administração governamental dos EUA então presidida por George W Bush, enfrentava ondas de incêndios florestais no estado de Oregon, localizado as margens do oceano pacífico. Com a sabedoria herdada de “Bush Pai”, logo “Bush Filho” tomou a iniciativa e formulou uma incrível medida para conter os incêndios que devastavam as já reduzidas reservas de mata virgem do país, propôs o corte das árvores antes que pegassem fogo. Segundo suas próprias palavras, “se permitimos uma concentração excessiva de árvores e cair um raio teremos um incêndio enorme“. O plano de Bush Filho também ressaltava a retirada de matas fechadas e de arbustos, que “colaboram para o avanço das chamas”. Portanto, a culpa dos incêndios nas florestas passou a ser a existência das florestas.

Uma garota de 15 anos engravidou após ser vítima de estupro cometido por seu padrasto no ano de 2010. Com a intenção de esconder o crime, o estuprador tratou de matar e enterrar o corpo do bebê. As autoridades das Maldivas, um arquipélago formado por mais de mil ilhas no Oceano Índico, logo tomou conhecimento da brutalidade e prendeu o homem bruto para responder por seus atos em julgamento. Mas a vitima, a menina pré-adolescente, recebeu sua punição quase de imediato, foi condenada a receber 100 chibatadas por manter relações sexuais fora do casamento. Para a justiça islâmica das Maldivas, o corpo feminino nasce com uma cavidade pecadora, e somente o órgão genital masculino pode corrigir as impurezas provenientes e inerentes à mulher.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil, divulgou uma pesquisa no mês de março de 2014 que vergonhosamente 26% dos brasileiros consideram o estupro uma medida corretiva para as mulheres que usam roupas reveladoras de seu corpo, vestindo-se de modo provocante aos desejos masculinos. O moralismo primitivo pune o corpo, condena o prazer, extermina a beleza feminina, diferencia os gêneros para exercer os direitos, e o ato criminoso do estupro passa a ser compreendido e não reprimido.

A difusão de valores sociais é veiculada pelas redes de comunicação. A escolarização brasileira, primeira instituição de divulgação em massa no Brasil, encontra-se em estado terminal, com os piores índices possíveis nas avaliações internacionais. Porém, a educação em massa no Brasil continua a exercer um papel fundamental para a manutenção da seriedade e o fim da alegria, assim disse Rubem Alves em sua obra Pimentas: “Escola é máquina de destruir crianças. Nas escolas, as crianças são transformadas em adultos. É isso que todos os pais querem, que seus filhos sejam adultos produtivos. O destino de uma criança é conseguir entrar no mercado de trabalho”. Seguindo essa lógica, quem mais aprende na teoria menos sabe na prática.

No Brasil e em outras partes do mundo, o errado vira regra e o certo é condenado, a esquerda está na direita e a direita vampira, as elites esbaldam consumo e os subalternos ostentam suas migalhas. Não existem regras, somente interesses, é um mundo líquido, onde a regra é se modelar conforme o recipiente.

Daniel Clemente
Professor de História e Sociologia
Colégio Adventista de Santos
Pós Graduação PUC-SP

 

in EcoDebate, 22/09/2015

[cite]


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Correção pelo avesso, artigo de Daniel Clemente

  • A História da “evolução” humana é decepsionante: sempre prevalesceram os interesses individuais e de grupos sobre os interesses de toda a espécie. Prova disso são as guerras, as invasões – chamadas de descobrimentos – e a partilha do planeta Terra em mais de duzentos Estados nacionais.

Fechado para comentários.