Incêndio já destruiu 9 mil hectares da Chapada Diamantina
O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, já destruiu 9 mil hectares da unidade de conservação, informou ontem (15) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o órgão, o fogo atinge áreas de difícil acesso, o que complica o trabalho dos brigadistas.
Dois aviões air tractor e um grupo de brigadistas da Floresta Nacional Contendas do Sincorá, também na Bahia, deverão se juntar à equipe de campo no combate às chamas. Os focos de incêndio, nas regiões de Andaraí e Gerais dos Vieira, começaram no fim de semana.
No domingo (13), um incêndio próximo ao Vale do Capão, na região de Gerais dos Vieiras, chegou a ser controlado, mas novos focos foram identificados, obrigando as equipes de combate a incêndios a permanecerem no local. De acordo com o ICMBio, nesta terça-feira, com a falta de chuva e o vento forte, o fogo se alastrou. Aviões e novas brigadas deverão reforçar os trabalhos.
Em Andaraí, o incêndio começou na sexta-feira (11). Segundo o ICMBio, o fogo atinge área de difícil acesso, espalhando-se pela vegetação que fica em canais profundos entre rochas. Para o combate às chamas, é preciso o apoio de aeronaves.
Outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado domingo no município de Mucugê. A polícia investiga a possibilidade de o incêndio ser criminoso. A área continua monitorada para evitar o reaparecimento de novos focos.
Da Agência Brasil, in EcoDebate, 16/09/2015
[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.