Como as mudanças climáticas afetam o ciclo da água?
[How Does Climate Change Affect The Water Cycle?]
As mudanças climáticas têm um impacto sobre o ciclo da água, levantando a questão de saber se devemos investir na adaptação a estes impactos ou centrar em questões mais prementes dos recursos hídricos, como a disponibilidade hídrica e saneamento para populações cada vez maiores? Se investir na adaptação às mudanças climáticas é uma prioridade, então é melhor para investir na proteção dos ecossistemas naturais ou no desenvolvimento de engenharia de infra-estrutura? Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.
“A forma tradicional de lidar com eventos extremos, como inundações e secas, com obras de engenharia deve ser complementada com a abordagem dos ecossistemas, que integra a gestão do solo e da água, que promove a conservação e o uso sustentável de uma maneira eqüitativa”, diz o Dr. Max Campos, editor para o capítulo Latino-Americano de Impactos e Adaptação, no relatório do IPCC.
“As mudanças climáticas são, na verdade, uma questão importante, mas precisa de ser visto no contexto dos muitos outros desafios globais, que afetam os recursos hídricos, tais como crescimento populacional, a urbanização e o uso e ocupação do solo. Adaptação é vital, mas temos de nos adaptar a toda a gama de fatores, com destaque para os recursos hídricos, e não incidir sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem, obriga à exclusão de tudo o mais “, diz Oliver Brown do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (International Institute for Sustainable Development IISD http://www.iisd.org/ ).
“Deveria ser uma obrigação para as comunidades vulneráveis, no mundo desenvolvido ou em desenvolvimento, assegurar que as suas ambições de desenvolvimento estão preparadas para as mudanças climáticas. Adaptação não deve ser limitada aos ricos”, disse o Dr. Henk Van Schaik, vice-coordenador do programa UNESCO-IHE (Institute for Water Education). Ele argumentou que as comunidades vulneráveis do mundo desenvolvido estão se preparando e investindo para proteger as suas sociedades, economias e ambientes dos impactos das mudanças climáticas . Esta não é uma ação tão comum em economias em transição, nem nos países em desenvolvimento.
Ultrapassando a questão do investimento no desenvolvimento, outras prementes questões ou medidas de adaptação continuam existindo. Uma delas é a questão do olhar natural versus engenharia de soluções.
“Abordagens convencionais para adaptação às mudanças climáticas vão desde a conservação e uso eficiente da água até novas tecnologias operacionais”, diz o Dr. Mark Smith, chefe do programa de águas da IUCN. “Barragens e represas são ainda consideradas como os mais eficazes meios estruturais de gestão de risco. Mas precisamos começar a pensar no ambiente como infra-estrutura de adaptação. Garantir a sustentabilidade e preservação das bacias hidrográficas, zonas úmidas e planícies aluviais nos tornam menos vulneráveis às mudanças climáticas. Reduzir o risco é uma boa razão para investir nas bacias hidrográficas e no ambiente. “
*Com informações da UICN, International Union for Conservation of Nature.
[EcoDebate, 30/10/2008]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Fechado para comentários.