Proteção e recuperação de nascentes, o exemplo de Pirenópolis, GO. Entrevista com Arthur Abreu
Como a maior parte do País, em 2014, Pirenópolis enfrentou uma seca severa, que secou nascentes e reduziu fortemente a vazão dos rios da região.
Na região, a recuperação e conservação de nascentes, é essencial para a manutenção das 80 nascentes da região e, consequentemente, para dar sustentação ao turismo ecológico e ao turismo de aventura no Cerrado de altitude, extremamente importantes para a economia de Pirenópolis.
E, em razão disto, a proteção e recuperação de nascentes tornou-se política pública adotada por toda a administração municipal
Para falar sobre o assunto, entrevistamos Arthur Abreu, Secretário de Meio Ambiente de Pirenópolis.
Se preferir, pode ouvir a entrevista no seu player ou fazer o download do arquivo MP3 [com 6,46 MB] clicando aqui.
Por Henrique Cortez*, para o Ecodebate.
* Henrique Cortez viajou a Pirenópolis a convite do Programa Água Brasil.
Saiba Mais:
Ambientalistas pedem criação do Plano Nacional de Proteção de Nascentes
Proteger nascentes é saída para colapso hídrico, defende WWF-Brasil
Até 2030 planeta pode enfrentar déficit de água de até 40%, alerta relatório da ONU
Publicado no Portal EcoDebate, 26/03/2015
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Como todos sabemos a água é um dom da natureza indispensável para que exista vida em nossos planeta. Somente a conscientização das populações poderá estancar o desmatamento criminoso que está sendo praticado contra nossas florestas. Sem árvores não existe água. Daí a importância da manutenção das matas ciliares ao redor das nascentes e ao longo dos cursos d’água. E é nos municípios que podemos encontrar os parceiros para revertermos essa triste situação pois acompanham o problema mais de perto.