Redes sociais são usadas em proporções similares por todas as classes, segundo pesquisa
A utilização das redes sociais, como Facebook e Orkut, está disseminada em proporções similares por todas as classes sociais, aponta a pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Domicílios, divulgada ontem (20) na capital paulista. De acordo com o levantamento, 73% dos usuários da internet utilizaram essas redes nos últimos três meses, alcançando na classe A percentual de 78%, enquanto nas classes D e E o número chegou a 69%.
“Essa atividade de uso das redes sociais ocorre praticamente de forma independente do nível socioeconômico. Populações das classes A, B [73%], C [72%], D e E usam quase que igualmente o Facebook e o Orkut. Isso, de certa forma, explica essas experiências que temos vivido nas últimas semanas, nas quais o nível de mobilização por meio das redes sociais se dá de forma muito expressiva”, avaliou Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), entidade responsável pela pesquisa.
Na comparação por faixa etária, no entanto, observa-se que o uso é menor entre usuários com 60 anos ou mais (46%). O pico de utilização das redes sociais ocorre entre jovens com idade entre 16 e 24 anos (86%). Também é alto (75%) a utilização entre os que têm de 25 a 34 anos. A proporção cai para 65% entre 35 e 44 anos e chega a 52% entre usuários com idade entre 45 e 59 anos.
Apesar de apresentar alto percentual de utilização, as redes sociais, entretanto, estão em segundo lugar entre as atividades exercidas na internet. A busca por informações foi a mais utilizada, apontada por 84% dos usuários. Na classe A, esse percentual atinge 96% dos usuários e na classe D e E, 64%. Também há diferença na comparação por grau de instrução. Entre os que possuem nível superior, essa atividade foi citada por 95% dos entrevistados. Por outro lado, 63% dos analfabetos ou das pessoas com baixo grau de alfabetização disseram ter buscado informação online nos últimos três meses.
O uso de e-mails é apontado como atividade exercida nos últimos três meses por 70% dos usuários. A disparidade entre classes sociais, no entanto é grande: classe A, com 94%, e classes D e E, com 46%. A proporção decresce com a diminuição do nível de renda: na classe B, 80% disseram ter enviado ou recebido e-mail, e na classe C, 63%. Os microblogs, como o Twitter, tiveram baixo registro de uso, com média de 15%. Na classe A, no entanto, o percentual chegou a 32%. A faixa etária de 16 a 24 anos é a que mais utiliza a ferramenta, representando 22%.
O número de pessoas que utilizam a internet para acessar serviços governamentais cresceu aproximadamente 110% na comparação com 2011, passando de 31% para 65% nesta pesquisa. Os entrevistados responderam se fizeram uso desse tipo de site nos últimos 12 meses. Pessoas da classe A (88%) e de nível superior (85%) apresentaram os maiores percentuais.
A proporção de usuários que fazem compras pela internet (31%) manteve-se praticamente estável em relação à última pesquisa (29%). Em 2008, quando o dado se referia apenas à população urbana, o percentual era 17%. Esse recurso é utilizado em maior proporção (73%) por pessoas com idade entre 25 e 44 anos.
TIC DOMICÍLIOS e USUÁRIOS 2012
período outubro de 2012 / fevereiro de 2013
INDICADORES
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A – Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
- A – Proporção de domicílios que possuem equipamentos TIC
- A1 – Proporção de domicílios com computador
- A2 – Proporção de domicílios com computador, por tipo de computador
- A3 – Proporção de domicílios com computador, por tipo de sistema operacional utilizado
- A4 – Proporção de domicílios com acesso à Internet
- A5 – Proporção de domicílios com acesso à Internet, por tipo de conexão
- A6 – Proporção de domicílios com acesso à Internet, por velocidade da conexão
- A9 – Proporção de domicílios, por motivos para a falta de computador
- A10 – Proporção de domicílios, por motivos para a falta de Internet
- A11 – Proporção de domicílios com acesso à Internet, por valor pago pela principal conexão
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B – Uso do Computador
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C – Uso da Internet
- C1 – Proporção de indivíduos que já acessaram a Internet
- C2 – Proporção de indivíduos que acessaram a Internet, por último acesso
- C3 – Proporção de usuários de Internet, por frequência do acesso individual
- C4 – Proporção de usuários de Internet, por local de acesso individual
- C4A – Proporção de usuários de Internet, por local de acesso individual mais frequente
- C5 – Proporção de usuários de Internet que usam a Internet para se comunicar
- C6 – Proporção de usuários de Internet, por atividades de comunicação desenvolvidas
- C7 – Proporção de usuários de Internet que usam a Internet para busca de informações e serviços on-line
- C8 – Proporção de usuários de Internet, por atividades de busca de informações e serviços on-line desenvolvidas
- C9 – Proporção de usuários de Internet que usam a Internet para lazer
- C10 – Proporção de usuários de Internet, por atividades de lazer desenvolvidas
- C11 – Proporção de usuários de Internet que usam a Internet para serviços financeiros
- C12 – Proporção de usuários de Internet, por atividades de serviços financeiros desenvolvidas
- C13 – Proporção de usuários de Internet que usam a Internet para educação
- C14 – Proporção de usuários de Internet, por atividades de treinamento e educação desenvolvidas
- C15 – Proporção de indivíduos que já utilizaram computador, por motivos pelos quais nunca utilizaram a Internet
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G – Governo Eletrônico
- G1 – Proporção de usuários de Internet que utilizaram governo eletrônico nos últimos 12 meses
- G2 – Proporção de usuários de Internet que utilizaram governo eletrônico nos últimos 12 meses, por tipos de serviço
- G3 – Proporção de indivíduos que acessaram a Internet, por atividades desenvolvidas de interação com autoridade públicas
- G4 – Proporção de usuários de Internet que não usaram governo eletrônico nos últimos 12 meses, por motivos para não utilização
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H – Comércio eletrônico
- H1 – Proporção de usuários de Internet que realizaram pesquisa de preços de produtos ou serviços na Internet nos últimos 12 meses
- H2 – Proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos e serviços pela Internet nos últimos 12 meses
- H3 – Proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos ou serviços na Internet nos últimos 12 meses, por tipos de produtos e serviços adquiridos
- H4 – Proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos ou serviços na Internet nos últimos 12 meses, por formas de pagamento utilizadas
- H6 – Proporção de usuários de Internet, por motivos para não comprar pela Internet nos últimos 12 meses
- H7 – Proporção de usuários de Internet que já divulgaram ou venderam algum bem ou serviço pela Internet
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I – Habilidades na Internet
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J – Acesso sem Fio (Uso do Celular)
- J1 – Proporção de indivíduos que usaram telefone celular nos últimos três meses
- J2 – Proporção de indivíduos que possuem telefone celular
- J2A – Proporção de indivíduos, por quantidade de linhas de telefone celular
- J3 – Proporção de indivíduos que possuem telefone celular, por tipo de plano de pagamento
- J4 – Proporção de usuários de telefone celular, por atividades realizadas nos últimos três meses
- J5 – Proporção de usuários de telefone celular que utilizaram Internet no telefone celular, por frequência de uso
-
K – Intenção de Aquisição de Equipamentos e Serviços TIC
Edição: Davi Oliveira
Reportagem de Camila Maciel, da Agência Brasil, com informações adicionais da redação do EcoDebate
EcoDebate, 21/06/2013
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