EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

São Paulo é a capital mais dependente de transporte individual, diz estudo

 

trânsito

 

Embora São Paulo tenha a maior rede de metrô do país, com 74,3 km, a cidade possui o maior percentual de viagens em veículos motorizados individuais, segundo o estudo “Acompanhe a Mobilidade”, publicado nesta terça-feira (2) no portal Mobilize Brasil (www.mobilize.org.br). O levantamento indica que 30% do total de deslocamentos diários na capital paulista é feito em carro ou moto. Matéria no UOL Notícias.

A pesquisa avaliou indicadores de mobilidade urbana de 15 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Goiânia, Campo Grande, Manaus e Brasília).

No item que trata do uso de veículos individuais motorizados, foram ranqueadas oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Natal e Cuiabá).

Depois de São Paulo, as capitais mais dependentes do transporte individual são Cuiabá (29%) e Curitiba (27%). O Rio de Janeiro detém o menor percentual (13%). Salvador tem 14%)e Natal, 19%.

O Rio é também a cidade com a terceira maior rede de metrô do país (40,9 km), atrás de São Paulo e de Brasília (42 km). A região metropolitana do Rio possui a maior rede de trem (270 km), seguida de São Paulo (260,7 km) e Natal (56 km).

Segundo o estudo, os dados sobre o uso de transporte individual foram fornecidos pelas prefeituras das cidades citadas.

O portal Mobilze Brasil foi criado pela ONG Associação Abaporu e recebe patrocínio do banco Itaú.

Tarifa de ônibus

O levantamento apurou que Manaus é capital onde os gastos com a passagem de ônibus mais pesa no bolso do trabalhador. Segundo o estudo, o salário médio mensal dos moradores da capital amazonense (R$ 932) permite comprar 332 passagens de ônibus por mês –o custo da passagem é de R$ 2,75.

Salvador tem o segundo pior desempenho neste item: a renda média mensal do trabalhador soteropolitano (R$ 1.126) equivale a 402 tarifas de ônibus (R$ 2,8). Em seguida, aparece Campo Grande, onde o trabalhador recebe, em média, R$ 1.231 por mês, o que lhe permite comprar 432 passagens a R$ 2,85.

O melhor desempenho entre as 15 capitais analisadas foi o de Brasília, onde com o rendimento médio mensal (R$ 2.832) é possível comprar 1.049 passagens de ônibus, que custa R$ 2,70. Na sequencia aparecem Florianópolis (777 passagens) e Porto Alegre (693).

A ONG levou em conta dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o rendimento médio do trabalhador e informações das prefeituras sobre o preço das tarifas.

Ciclovias

De acordo com o levantamento, o Rio de Janeiro é disparado a capital que mais possui vias adequadas para a circulação de bicicletas, com 300 km de estrutura cicloviária, seguida por Brasília (160 km), Curitiba (127 km) e Campo Grande (79 km).

Rede cicloviária

Posição Cidade Km
Rio de Janeiro 300
Brasília 160
Curitiba 127
São Paulo 69,8
11º Cuiabá 15
12° Porto Alegre 12
13º Goiânia 3

 

Goiânia, com apenas 3 km de vias, ficou na última posição, logo à frente de Porto Alegre (12 km), Cuiabá (15 km) e Salvador (19 km). Segundo o estudo, os dados das ciclovias são originários das administrações municipais.

Em números proporcionais, o Rio de Janeiro também ocupa o primeiro lugar no quesito ciclovias. Do total de vias da capital fluminense, 3,17% estão aptas para a circulação de bicicletas. Curitiba aparece em segundo lugar (2,7%), seguida de Florianópolis (2,02%). Na ponta oposta estão Salvador (0,38%), São Paulo (0,39%) e Porto Alegre (0,44%).

Mortes no trânsito

O estudo também analisou os números de mortes no trânsito e constatou que Goiânia é a capital mais violenta, com 51,9 mortos em acidentes a cada 100 mil habitantes por ano. Na sequência, aparecem Recife (42,9) e Cuiabá (37,6). Na outra ponta estão Salvador (7,3 mortos), São Paulo (11,2) e Rio de Janeiro (13,3).

Os dados que respaldaram o estudo são do Mapa da Violência 2012, produzido pelo Instituto Sangari sob encomenda do Ministério da Justiça.

Outros temas

O estudo “Acompanhe a Mobilidade” traz ainda informações sobre ônibus acessíveis, rampas para cadeirantes, calçadas, arborização, existência de placas de ruas e emissão de poluentes por veículos –São Paulo, por exemplo, onde se verifica o maior uso de veículos individuais é também apontada como a cidade onde há mais emissão de gases de efeito estufa (12,6 milhões de toneladas por ano).

Também é possível acompanhar a evolução dos projetos e obras de mobilidade (de ciclovias a metrôs) em cada uma das capitais incluídas no projeto.

EcoDebate, 03/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “São Paulo é a capital mais dependente de transporte individual, diz estudo

  • Putz, já tendo andado de ônibus em Sampa e em Brasília, eu jamais esperaria os resultados desse estudo. Em Sampa viver sem carro (pelo menos para quem mora no centro expandido) é mais confortável e prático que viver com. Em Brasília, pelo menos há sete anos atrás (pode ter mudado, espero) depender de ônibus era um suplício.

Fechado para comentários.