Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos lança o livro ‘ENCHENTES E DESLIZAMENTOS: CAUSAS E SOLUÇÕES’
Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos lança o livro ‘ENCHENTES E DESLIZAMENTOS: CAUSAS E SOLUÇÕES’
LIVRO “ENCHENTES E DESLIZAMENTOS: CAUSAS E SOLUÇÕES”
Autor: Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos
Editora PINI – Ano: 2012
Informações:
Ano a ano a população brasileira tem testemunhado o aumento de vítimas, muitas delas fatais, e de pesadas perdas patrimoniais e financeiras por decorrência de enchentes urbanas e deslizamentos de encostas. Diferentemente de países castigados por fenômenos de origem totalmente natural, como terremotos, vulcões e furacões, no Brasil essas reincidentes tragédias hidrológicas, geológicas e geotécnicas estão direta e intimamente associadas à ação humana, por ela diretamente provocadas ou por ela potencializadas, especialmente no que toca ao enorme descompromisso com que as administrações públicas e privadas têm tratado as relações entre a expansão urbana e as características naturais dos terrenos ocupados.
Ou seja, no caso brasileiro essas tragédias não são exatamente naturais, podendo, portanto, ser evitadas apenas no depender de decisões humanas.
Como em qualquer atividade, um exato diagnóstico das causas dos problemas é essencial para a concepção e implementação das ações necessárias a evitá-los. Aí está o objetivo maior dessa publicação: esclarecer e conscientizar os administradores públicos, as empresas privadas, o meio técnico e a população para que, a partir de uma perfeita noção das causas que propiciam a ocorrência dos fenômenos de enchentes e deslizamentos, conheçam e compreendam as soluções que devam, cada qual em seu âmbito, implementar para evitá-los.
Como se pode inferir, esse livro, reunindo pela primeira vez no Brasil uma completa abordagem dos referidos fenômenos geológicos, geotécnicos e hidrológicos, atenderá reconhecida demanda de um vasto público de alguma forma interveniente com os problemas tratados: profissionais de engenharia, geologia, urbanismo/arquitetura, geografia, administradores públicos, empresários, agentes de defesa civil, agentes comunitários, professores, estudantes, jornalistas, devendo assim contribuir efetivamente para que o país venha a contar o mais cedo possível com um eficiente Programa de Gestão de Riscos Geológicos e com todo o arsenal técnico e metodológico necessário para coroar de sucesso sua implementação.
Sinopse:
O livro trata os recorrentes e crescentemente letais fenômenos de enchentes urbanas e deslizamentos de encostas a partir de uma detalhada demonstração e discussão de suas principais causas.
Com base nos diagnósticos apresentados é proposta a estratégia mais eficiente para um programa de redução de riscos geológicos, geotécnicos e hidrológicos, sendo que no âmbito desse programa são apresentadas diversas soluções técnicas, gerenciais e jurídicas, considerados os enfoques preventivo, corretivo e emergencial.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
- IMPLICAÇÕES ENTRE A POLÍTICA HABITACIONAL E A TRAGÉDIA GEOLÓGICA-GEOTÉCNICA-HIDROLÓGICA DAS ZONAS DE EXPANSÃO URBANA
- A MODERNA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO DE RISCOS – Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012
- RELAÇÃO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS MAIS AMEAÇADOS
ENCHENTES
- ENCHENTES URBANAS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
- ENCHENTES: CRIEM BOSQUES FLORESTADOS, NÃO TIREM A SERAPILHEIRA
- ENCHENTES: AJARDINEM SUAS CALÇADAS
- ENCHENTES: RETER AS ÁGUAS DE CHUVA EM RESERVATÓRIOS DOMICILIARES E EMPRESARIAIS
- ENCHENTES: IMPEDIR A EROSÃO PARA EVITAR O ASSOREAMENTO
- ENCHENTES: PÁTIOS, ESTACIONAMENTOS, PAVIMENTOS DRENANTES
- ENCHENTES: É PRECISO ADENSAR AS CIDADES
- ENCHENTES: PRECISAMOS E PODEMOS NÃO PRECISAR DOS PISCINÕES
- MINUTAS DE LEIS MUNICIPAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE COMBATE ÀS ENCHENTES
DESLIZAMENTOS
- ÁREAS DE RISCO A DESLIZAMENTOS NO BRASIL: CAUSAS E SOLUÇÕES
- A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA DINÂMICA GEOLÓGICA NATURAL DE UMA DETERMINADA REGIÃO. O EXEMPLO DA SERRA DO MAR
- O FOCO ESTRATÉGICO CORRETO PARA AS AÇÕES DE ELIMINAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO. A ARMADILHA DA ABORDAGEM DE RISCO.
- CARTA GEOTÉCNICA E CARTA DE RISCOS: SIGNIFICADO, ELABORAÇÃO E USO
- A CARTA GEOTÉCNICA. REFORÇANDO QUESTÕES METODOLÓGICAS
- ÁREAS DE RISCO: QUANDO DESOCUPAR, QUANDO CONSOLIDAR
- O ESPAÇO URBANO E O CÓDIGO FLORESTAL
- ÁREAS DE RISCO, GEOLOGIA E ARQUITETURA. TÉCNICAS DE OCUPAÇÃO ADEQUADAS A TERRENOS DE ALTA DECLIVIDADE
- CARTA GEOTÉCNICA: UMA REFERÊNCIA OBRIGATÓRIA PARA OS PLANOS DIRETORES E PARA OS CÓDIGOS DE OBRA
Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)
- Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia
- Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Diálogos Geológicos” e “Cubatão”
- Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente
- Membro do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da Fecomércio
- Articulista do Portal EcoDebate
EcoDebate, 18/09/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Leio sempre, com muito prazer, artigos escritos no EcoDebate. Muitos deles já deram-me oportunidades de citar nomes de articulistas, recomendar leituras para professores e alunos, e citar fragmentos de textos em livros escolares que escrevo para uma instituição. Respeito as orientações ideológicas de todos eles. O motivo desta “cartinha” é saber ce posso encontrar o livro citado facilomente em livrarias ou se há outra maneira de obtê-lo. Desejo adquiri-lo. Obrtigada pela atenção que puder dispensar-me.
Idárci Esteves Lasmar
Leio sempre, com muito prazer, artigos escritos no EcoDebate. Muitos deles já deram-me oportunidades de citar nomes de articulistas, recomendar leituras para professores e alunos, e citar fragmentos de textos em livros que escrevo para uma instituição escolar. Respeito as orientações ideológicas de todos eles. O motivo desta “cartinha” é saber se posso encontrar o livro citado facilmente em livrarias ou se há outra maneira de obtê-lo. Desejo adquiri-lo. Obrigada pela atenção que puder dispensar-me.
Estou repetindo a mensagem por ter digitado a anterior com alguns erros ortográficos. Acontece comigo. Digitar uma tecla que não é a que devia ser. Desculpe-me.
Idárci Esteves Lasmar
Resposta do EcoDebate: Em primeiro lugar, nada há que desculpar. Em segundo, agradecemos o apoio e a generosidade para com nosso trabalho.
Quanto à aquisição do livro, que a nossa redação realmente recomenda, cabe observar que ele está em fase de lançamento e, portanto, ainda não está efetivamente distribuído às livrarias. Por agora, o melhor e mais rápido, é entrar em contato com o autor: Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br).
Um abraço da redação do Portal Ecodebate