União repassa R$ 540 milhões para recuperação de rios da região serrana do Rio
Teresópolis (RJ), 18/01/2011 – Região de Vieira, distrito de Teresópolis, alagada por chuva de uma hora de duração, foto de Valter Campanato/ABr
Mais de um ano e meio após as chuvas de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, que deixou mais de 900 mortos e centenas de feridos, o governo federal vai investir R$ 540 milhões nas obras de recuperação dos rios daquela região. A informação foi dada ontem (28) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Minc disse que a demora pela liberação da verba não foi falha do governo federal, e sim, da burocracia dos órgãos financeiros para permitir que os recursos fossem distribuídos, além da má administração de alguns municípios da região, que não aplicaram os recursos necessários previstos para as obras de recuperação dos rios.
“Temos a Caixa que tem muitas exigências, temos o TCU [Tribunal de Contas da União], temos alguns prefeitos da região serrana que ‘meteram a mão’ no dinheiro das obras. Aquilo que já era difícil passou a ser complicado”.
As obras de recuperação serão destinadas aos rios da região serrana mais atingidos pela tempestade do início do ano passado, entre eles: o Cuiabá, em Petrópolis; o Príncipe em Teresópolis e o Córrego Dantas em Nova Friburgo. Na região serrana serão 27 quilômetros (km) de rios dragados e 1.620 famílias realocadas até dezembro de 2015. Até o momento 420 famílias foram retiradas e apenas 4 km de dragagens e canalizações foram feitas.
Matéria da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 29/08/2012
Nota do EcoDebate: Sobre este mesmo tema, sugerimos que leiam, também, a matéria ‘Secretaria do Ambiente anuncia criação de parques fluviais em áreas atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio’, publicada em 31 de janeiro de 2011.
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.