Portal EcoDebate: Índice da edição nº 1.624, de 29/06/2012
Complexo de Midas, artigo de Montserrat Martins
Derramamento de petróleo: Pernambuco está preparado? artigo de Heitor Scalambrini Costa
Saudades da Guerra Fria? crônica de Paulo Sanda
Pelo fim das ameaças e intimidações a Frei Gilvander Moreira
Campanha lança abaixo-assinado por banimento de agrotóxicos já proibidos em outros países
Biorremediação: Bactérias a serviço da remediação dos solos
RJ: Instituto Estadual do Ambiente (Inea) insiste que novo autódromo do Rio não afeta Mata Atlântica
Em 2011 foram constatados ao menos 278 assassinatos relacionados à homofobia
São Paulo: Consumidores aprovam volta das sacolinhas; ambientalista defende mais debate
Rio+20 vista desde a Cúpula dos Povos: A montanha pariu um rato. Entrevista com Ivo Poletto
Indígenas equatorianos processam Chevron, por contaminar a Amazônia, na Justiça do Brasil
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Essa frase diz tudo “É importante que a sociedade tenha a consciência de que os prejuízos que as sacolinhas causam ao meio ambiente acabam no bolso do cidadão.”
O que está faltando é a educação da população que até hoje não separam seus lixos, isso deveria ser uma disciplina nas escolas desde o primário, mas os pais se quer ensinam os seus filhos que devem proteger a casa de todos o “meio ambiente”, pois quase toda a população é egoísta com o próximo. A própria TV já influencia no consumismo exagerado de produtos de diversas marcas, muitos produtos deveriam ser de embalagens retornáveis e não de plásticos e etc. E o ciclo reverso cadê? Que todo consumidor pode levar a embalagem do produto comprado ao fornecedor pra que ele de o destino apropriado, mas enquanto a preguiça e o descaso das pessoas pela parte ambiental prevalecer o preço a se pagar será muito alto.
Tem que educar a população a não consumir produtos embalados, separarem seu lixo orgânico para ser utilizado em compostagem, reciclar embalagens plásticas levando no seu destino correto, mas enquanto a preguiça prevalecer e o comodismo de se livrar do lixo em sacolas plásticas por ser mais fácil empurrando o problema para prefeitura, um exemplo é o lixo de Pelotas sendo levado para Candiota, tudo pelo aterro sanitário de pelotas ter sido fechado pela saturação de lixo misturado, além de ser em um local inadequado, e esse custo de levar o lixo a kilômetros é de quem??? Retiramos o problema de Pelotas e jogamos em Candiota, será que isso está correto???
“Enquanto a luxúria e ganância dominarem, a única maneira é cada um que preserva o meio ambiente fazer a sua parte e sendo inteligente de verdade, que com 7 bilhões de pessoas consumindo muito mais do que precisam realmente para sobreviver, o planeta não irá suportar”