Autoridades do Rio fecham dez lixões clandestinos às margens da Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Megaoperação conjunta reuniu agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Em meio a milhares de urubus, cerca de 300 porcos e toneladas de lixo fétido exposto a céu aberto, sem qualquer cuidado ambiental, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participou hoje (8/12) de blitz ecológica que fechou dez lixões clandestinos em Itaoca, distrito do Município de São Gonçalo, às margens da Baía de Guanabara.
O administrador do vazadouro de lixo de Itaoca, Marcelo Souza Viana, acabou preso, sendo autuado por crime ambiental. Apesar de ter licença ambiental para funcionar, o vazadouro – que recebe lixo comum e hospitalar – estava operando irregularmente, pois parte do seu chorume estava vazando através de um valão para a Baía de Guanabara, atingindo o manguezal da região.
O vazadouro deverá ser fechado em 2012, quando deverá ser inaugurado aterro sanitário em São Gonçalo. Minc lembrou que o chorume do vazadouro deveria estar sendo encaminhado para estação de tratamento da empresa Águas de Niterói, para ser processado. “Mas estava sendo jogado em uma APA federal. O chorume está secando e danificando o manguezal”, afirmou.
Tantos o vazadouro quantos os lixões clandestinos funcionavam dentro da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, que abriga uma das últimas grandes formações de mangues da Baía de Guanabara. Para impedir a entrada de caminhões com lixo extraordinário na região dos lixões, dois valões foram escavados, por escavadeiras, na estrada de terra de acesso.
A megaoperação conjunta reuniu agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Os fiscais do governo e policiais civis e militares chegaram aos lixões em Itaoca bem cedo pela manhã, cercando o local e tomando todos os cuidados de segurança possíveis, já que a região, infestada de traficantes de drogas, é perigosa. Com a chegada das equipes de policiais, vários traficantes fugiram.
“Era uma área de difícil fiscalização, mas agora com a PM e a Polícia Civil, junto com os fiscais do Instituto Chico Mendes, que administra a APA, os fiscais do Inea poderão entrar na área para impedir novos despejos criminosos de lixo”, disse o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone.
“O objetivo principal da operação de hoje foi proteger o manguezal de Guapimirim, que ajuda a regenerar toda a cadeia alimentar da Baía de Guanabara. É o principal ecossistema que protege a baía, e estava sendo invadido e desmatado, e ainda por cima com 300 porcos em cima”, disse Minc.
Texto de Ronie Lima, da SEA/RJ, publicado pelo EcoDebate, 09/12/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.