EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O Que Virou da Destruição das Árvores? artigo de Aroldo Cangussu

[EcoDebate] A pergunta do título acima se refere à destruição das árvores que enfeitam o canteiro central da Av. Beira Rio em Janaúba. Já faz mais de um mês que uma carreta transportando uma gigantesca peça industrial arrasou mais de dez palmeiras e foi embora sem dar satisfação. A pergunta que todos fizeram foi: “por que não parou na primeira”?

Falou-se, vagamente, que o Ministério Público foi acionado, mas, depois disso, não se ouviu mais acerca do assunto. Nem o nome da transportadora a imprensa divulgou. Cobramos daqui, veementemente, que a empresa responsável por esse dano seja devidamente autuada por crime ambiental (Lei 9.605) e diversas outras infrações. Mas, o que dói mesmo é a petulância, o sentimento de impunidade e o desprezo pela comunidade janaubense desse motorista e seus batedores que arrebentaram um patrimônio valioso da cidade e se escafederam. As autoridades não podem deixar passar em branco, pois, afinal elas têm a responsabilidade constitucional de cuidar do bem público.

Também vou tomar providências acionando o nosso Comitê de Bacia e demais órgãos a que estou ligado. Quando eu trabalhava com engenharia mecânica pesada tive a oportunidade de lidar com este tipo de transporte diversas vezes em obras de montagem industrial. Sempre era feito um planejamento rigoroso e um detalhado plano de viagem, observando-se as estradas, pontes e demais interferências. Nas vezes que dava algum problema, a empresa imediatamente procurava saná-lo e ressarcir a quem de direito. Por isso, pela minha experiência no assunto, não vou deixar passar em branco.

Mudando de assunto, mas mantendo a indignação e a cobrança. Escrevi aqui nesse espaço sobre a travessia do Rio São Francisco entre as cidades de Matias Cardoso e Manga que é feita de maneira bastante precária por balsas desconfortáveis e periclitantes. Mencionei também que o barranco do rio, nas duas margens, tem que ser preparado na hora do desembarque.

Pois bem, voltei lá algumas semanas depois e pude constatar que … tudo continua igualzinho. E ainda mais. Nesta última vez, descobri mais um absurdo, desta vez protagonizado pela Transnorte, a empresa de ônibus que faz o transporte de passageiros de Janaúba para Manga e Montalvânia.

A empresa deixa os passageiros do lado de cá do rio e os obrigam a atravessar de balsa para pegar outro ônibus do lado de lá, mas, pasmem, carregando a própria bagagem. Verifiquei que o trocador do ônibus até tem boa vontade em ajudar, mas é por seu livre arbítrio. Se ele não quiser, ninguém obriga. Achei o cúmulo do descaso com os clientes que, além do desconforto da viagem e da balsa, ainda tem que se submeter a mais essa humilhação.

* Aroldo Cangussu é engenheiro e ex-secretário de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 28/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa