França discrimina veículos a etanol
A taxação de carros poluentes, como os de tração nas quatro rodas, foi proposta pelo governo durante as discussões sobre a nova política ambiental francesa, no final do ano passado. Foto: AFP
Enquanto no Brasil os carros flex são considerados ecológicos, na França os carros que utilizam o etanol são tratados pelo governo francês como poluentes. Por Eugênia Fernandes, da RFI Rádio França Internacional.
Desde o início do ano, depois que entrou em vigor o sistema de bônus criado pelo governo francês para incentivar a comercialização de veículos menos poluentes, a venda de carros flex despencou no mercado francês. Uma situação paradoxal. O sistema, que deveria incentivar a produção de carros ecológicos, acabou desencorajando as montadoras francesas que começaram a abandonar a produção desses modelos. Resultado : a Peugeot e a Citroen já tiraram seus modelos do mercado na França e somente a Renault resiste ainda.
O chamado bonus-malus, criado pelo governo francês, concede créditos de 200 à 1000 euros para os veículos que respeitam mais o meio-ambiente e penaliza os mais poluentes com «multas » de 200 a 2600 euros. O paradoxo fica, entretanto, evidente no momento de fazer o cálculo.
Os carros flex podem funcionar na França com gasolina ou com o chamado E85, formador por uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina. No caso dos carros flex, o governo francês somente leva em conta o consumo de combustível quando os modelos circulam com o tanque cheio de gasolina, por isso entram na categoria dos que «bebem muito ».
Segundo o jornal francês Le Figaro, a falta de vontade política também contribui para a queda nas vendas e o fim da produção. O governo francês tinha se comprometido a criar uma rede de 500 bombas de E85 em todo o país até o final de 2007, mas só instalou 260 até agora. As autoridades também alegam que a alta de preço dos alimentos no mundo impede o desvio da matéria-prima agrícola para a produção de combustíveis.
[EcoDebate, 15/08/2008]