EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Marketing Social, artigo de Alexandre Passos

[EcoDebate] É um conceito que pode ser aplicado quando “[…] Uma empresa desenvolve ou implementa uma campanha de mudança de comportamento visando melhorar a saúde, segurança, ambiente e o bem estar da sociedade” (KOTLER; LEE, 2005, p.114). Essa ação está relacionada com o Marketing tradicional, porém ela se apropria de novas características como a preocupação social.

De acordo com Zenone (2006), o termo é caracterizado quando uma empresa utiliza ações sociais juntamente com as de Marketing a fim de realizar benefícios para a sociedade e não de criar vínculos com a marca ou vender mais, como fazem grande parte das empresas.

Até ai tudo bem, mas se levarmos em consideração o fato de que vivemos numa sociedade de consumo, onde tudo se vende e nada é de graça; e desigual, onde poucos têm muito e muitos tão pouco. Dá para desassociar os benefícios criados para a sociedade de consumo com os das empresas?

Posto isso, quero direcionar o tema para as empresas que possuem no seu “DNA” a produção e a reciclagem de papel. Um bom exemplo para colocar essa ação em prática é criar uma parceria estratégica, transparente e de longo prazo entre a empresa e uma associação de catadores de papel. Porque além de direcionar e potencializar a coleta para a reciclagem, ela gera mais emprego, renda e qualifica a mão de obra. E como consequência, cria-se um vinculo com essa categoria da sociedade.

Isso justificado pela importância desses atores sociais no atual cenário da Sustentabilidade, visto que o objetivo do Marketing Social é conquistar e fidelizar consumidores pelo comprometimento que uma empresa tem para com a sociedade em que atua. Desse modo, temos alguns motivos para que as empresas dessa área de atuação possam incluí-lo em suas atividades para que no futuro, os consumidores associem automaticamente a marca com o projeto social que ela realiza.

Alexandre Passos é Publicitário – amcpassos{at}hotmail.com

EcoDebate, 03/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.