EUA mudam de posição e iniciam revisão dos riscos do bisfenol-A(BPA) à saúde
Composto é usado em embalagens de plástico, como copos e potes
EUA revisam riscos do bisfenol A à saúde – Em uma mudança de posição, a Food and Drug Administration (FDA), agência que controla alimentos e remédios nos Estados Unidos, está manifestando preocupações sobre possíveis riscos à saúde provocados pelo bisfenol A, ou BPA, um componente de garrafas e embalagens de alimentos de plástico amplamente usado no mercado. Na análise anterior, feita em 2008, a agência havia considerado o uso da substância seguro.
No entanto, na sexta-feira, a agência disse que tinha “algumas preocupações sobre os efeitos potenciais do BPA no cérebro, no comportamento e na próstata de fetos, bebês e crianças”. Informou que se uniria a outras agências federais de saúde para estudar o produto químico em animais e humanos. Reportagem do The New York Times.
A ação é outro exemplo de como a agência se tornou mais agressiva sob a administração Obama no tratamento de assuntos que ela vê como ameaças à saúde pública. Nos últimos meses, a FDA intensificou sua fiscalização na segurança de alimentos e prometeu endurecer os padrões para a aprovação de equipamentos médicos.
As preocupações com o BPA estão baseadas em estudos que apontam efeitos danosos da substância em animais, no reconhecimento de que o químico se infiltra em alimentos e fórmulas para bebês e no fato de que quase toda a população está exposta a ele, desde o útero.
Sem Provas
Mas as autoridades de saúde disseram que, por enquanto, não há provas de que o BPA seja perigoso para humanos. “Se achássemos que ele era inseguro, estaríamos tomando medidas regulatórias firmes”, disse o Joshua Sharfstein, vice-comissário da FDA.
No entanto, autoridades sanitárias sugerem medidas que podem minimizar a exposição ao BPA. Entre as recomendações estão jogar fora garrafas arranhadas ou gastas feitas com a substância (ele pode vazar dos arranhões), não colocar líquidos muito quentes em copos ou garrafas (como mamadeiras) e verificar os rótulos de recipientes para ter certeza se eles podem ser usados com segurança em micro-ondas. A FDA reforçou ainda a orientação para que as mães amamentem seus filhos por pelo menos 12 meses.
O BPA vem é usado desde os anos 1960 na produção de garrafas plásticas duras, copos para bebês e latas de bebida.
Reportagem [F.D.A. Concerned About Substance in Food Packaging] do The New York Times, no Estadao.com.br.
EcoDebate, 19/01/2010
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Fechado para comentários.