EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

INPE estima 7.008 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia

desmatamento absoluto (Km2) 2008
Desmatamento absoluto (Km2) 2008

Desmatamento absoluto (Km2) 2009
Desmatamento absoluto (Km2) 2009

As figuras mostram a distribuição da intensidade do desmatamento nas cenas do satélite Landsat utilizadas para o cálculo da taxa, em 2008 e 2009.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu a estimativa do desmatamento por corte raso (remoção total da cobertura florestal) na Amazônia Legal para o período Agosto 2008 a Julho 2009, realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal – PRODES.

O sistema, que utiliza imagens de satélites, estima que o desmatamento atingiu 7.008 km2. Para aferir esta taxa, foram analisadas 92 imagens Landsat. A margem de erro para esta medida é de mais ou menos 10%.

O menor desmatamento já registrado desde o início do PRODES, em 1988, foi anunciado nesta quinta-feira (12/11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Confira neste link o Desmatamento por estado e na Amazônia Legal (2001-2009)

Os gráficos nos links a seguir apresentam as variações anuais do desmatamento desde 1998, e as taxas por estado na Amazônia Legal. Os dados detalhados podem ser obtidos no site http://www.obt.inpe.br/prodes

Gráfico da taxa de Desmatamento Anual na Amazônia Legal desde 1988

Gráfico de Desmatamento Anual na Amazônia Legal por Estado

PRODES
Desde 1988, o INPE utiliza o PRODES para estimar a taxa anual do desmatamento por corte raso, quando ocorre a retirada total da cobertura florestal. Não registra as derrubadas parciais da floresta resultantes de queimadas e de extração seletiva de madeira.

Utilizando sensores de melhor resolução espacial, o PRODES consegue captar todos os desmatamentos maiores que 6,25 hectares. As medidas deste sistema são feitas em meses de boas condições de observação na Amazônia, em geral de julho a setembro.

Por ser mais detalhado e depender das condições climáticas da estação seca para aquisição de imagens livres de nuvens, é feito apenas uma vez por ano.

O PRODES, uma das ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), é reconhecido como uma contribuição fundamental para o logro das metas do PPCDAM pela presteza e transparência na divulgação da informação sobre o desmatamento na Amazônia Legal.

O INPE disponibiliza à sociedade os dados do PRODES por meio da página
www.obt.inpe.br/prodes.

Informe do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, publicado pelo EcoDebate, 13/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.