EUA: Coelhos contaminados na reserva nuclear de Hanford espalham fezes radioativas
Helicópteros dotados de sensores de raios gama, sobrevoam a região para mapear locais onde coelhos podem ter espalhado a contaminação. Foto do United States Department of Energy, no New York Times.
[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] O governo dos EUA está realizando o maior programa de descontaminação radioativa, resultante da produção do seu arsenal nuclear, mas coelhos podem estar criando dificuldades adicionais. É o que informa reportagem do New York Times, de 14/10/2009,
O programa descontaminação localizou fezes radioativas na área e os especialista estimam que os excrementos tóxicos vem de coelhos que estiveram escondidos em locais contaminados na reserva nuclear de Hanford, no estado de Washington, onde 2/3 do plutônio usado no arsenal de armas nucleares dos EUA foi produzido.
As fezes radioativas contem estrôncio e césio, supostamente acumulados pelos coelhos e, mais tarde, eliminados pelos seus aparelhos digestivos.
Agora, helicópteros dotados de GPS e sensores de raios gama, sobrevoam a região para mapear locais onde coelhos podem ter espalhado a contaminação. A localização é fundamental para ampliar a área e as ações de descontaminação.
Críticos da energia nuclear alertam que o problema pode estar ocorrendo em outras instalações nucleares, potencializando os riscos de contaminação radioativa.
Para acessar a reportagem “Even Rabbit Droppings Count in Nuclear Cleanup”, de Matthew L. Walde, publicada no New York Times, de 14/10/2009, clique aqui.
EcoDebate, 21/10/2009
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Fechado para comentários.