Reator nuclear de Chalk River, no Canadá, é desligado após vazamento de água pesada
Instalações do Reator nuclear de Chalk River, foto de Wayne Cuddington, Ottawa Citizen
Toronto (Canadá), 19 mai (EFE).- Um reator nuclear experimental que produz isótopos para serviços médicos e que está situado ao oeste de Ottawa sofreu um “pequeno vazamento” de água pesada, informaram as autoridades canadenses, o que fará com que fique desligado durante mais de um mês.
A perda obrigou a empresa Atomic Energy of Canadá Limited (AECL), que opera o National Research Universal (NRU) na localidade de Chalk River, a interromper as operações do reator, informou hoje a imprensa local.
A AECL disse que o incidente começou na quinta-feira passada, quando um blecaute na região afetou suas operações.
A empresa também disse que, em 15 de maio, os trabalhadores da central descobriram “um pequeno vazamento” de água pesada.
A AECL acrescentou que o vazamento é de cerca de cinco quilogramas por hora, e que “a água pesada está totalmente contida e está sendo armazenada em barris especiais”.
A empresa também disse que o vazamento não representa uma ameaça para o público ou seus trabalhadores.
O reator terá que permanecer desligado durante “mais de um mês”.
* Matéria da Agência EFE, no UOL Notícias.
[EcoDebate, 20/05/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.