Na Califórnia já há mais carregadores para veículos elétricos do que bombas de gasolina

Por Vivaldo José Breternitz
A Califórnia é o estado americano que lidera o processo de migração para veículos elétricos.
Com apenas 11,3% da população dos EUA, o estado é responsável por 30% das vendas de elétricos no país; nos últimos dois anos, um em cada quatro californianos optou por um elétrico ao invés de modelos movidos a gasolina.
O estado também fez avanços significativos na construção de uma extensa rede de carregamento para elétricos. O governador Gavin Newsom anunciou recentemente que a Califórnia possui cerca de 180 mil carregadores de uso público, superando em 50% as aproximadamente 120 mil bombas de gasolina ali existentes.
Desses carregadores, mais de 162 mil são carregadores de Nível 2, projetados para carregamento lento, enquanto quase 17 mil são carregadores rápidos. Além da infraestrutura pública, a Comissão de Energia da Califórnia estima que mais de 700 mil carregadores de Nível 2 estão instalados em residências unifamiliares em todo o estado.
Agências estaduais investiram pesadamente em melhorias de infraestrutura, alocando US$ 1,4 bilhão para expandir a extensa rede de carregamento de veículos elétricos, apoiando iniciativas como o Projeto Fast Charge California, que visa instalar estações de carregamento rápido em empresas e locais públicos em todo o estado. Além disso, milhares de dólares em subsídios estão disponíveis para ajudar pessoas de baixa renda a adotar de veículos elétricos.
Esforços para simplificar a implantação de carregadores também estão em andamento. Agências estaduais estão trabalhando para reduzir a burocracia e agilizar os processos de licenciamento, ao mesmo tempo em que estabelecem padrões de confiabilidade e planejam o aumento da demanda da rede elétrica.
São providências interessantes, mas é sempre útil lembrar que como a Califórnia é um estado com problemas de abastecimento de energia elétrica limpa, seria bom ter certeza quanto à procedência da energia usada para abastecer os elétricos…
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]