EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa revela impactos humanos no ciclo da água

 

Estudo da NASA revela mudanças inéditas no ciclo da água causadas por atividades humanas, afetando ecossistemas e gestão hídrica global.

Por Erica McNamee
NASA Goddard Space Flight Center

Cientistas da NASA identificam novas alterações no ciclo global da água causadas por atividades humanas

Cientistas da NASA revelaram, em um estudo recente, que o ciclo global da água está passando por mudanças sem precedentes, impulsionadas majoritariamente por atividades humanas, como a agricultura. Essas alterações podem impactar ecossistemas e a gestão dos recursos hídricos, especialmente em determinadas regiões.

“Com a assimilação de dados, estabelecemos que a intervenção humana no ciclo global da água é mais significativa do que imaginávamos”, afirmou Sujay Kumar, cientista do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, em Maryland, e coautor do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Mudanças com repercussões globais

Essas mudanças têm implicações para populações em todo o mundo. Práticas de gestão hídrica, como o planejamento de infraestrutura contra enchentes ou o desenvolvimento de indicadores de seca para sistemas de alerta, geralmente se baseiam na premissa de que o ciclo da água oscila dentro de um intervalo previsível, explicou Wanshu Nie, cientista da NASA Goddard e autora principal do estudo.

“Essa premissa pode não ser mais válida para algumas regiões”, destacou Nie. “Esperamos que essa pesquisa sirva como um guia para melhorar a avaliação da variabilidade dos recursos hídricos e planejar uma gestão sustentável, especialmente onde essas mudanças são mais significativas.”

Exemplos de impacto humano no ciclo da água

Na região norte da China, que enfrenta uma seca prolongada, a vegetação continua a prosperar em muitas áreas. Isso se deve, em parte, ao uso intensivo de irrigação, com bombeamento de água dos aquíferos subterrâneos. Kumar alertou que intervenções humanas interligadas, como essa, podem gerar efeitos complexos em outras variáveis do ciclo da água, como evapotranspiração e escoamento.

Três tipos de alterações no no ciclo da água

O estudo identificou três tipos principais de mudanças no ciclo da água:

  • Tendências de longo prazo: como a redução do volume de água em reservatórios subterrâneos.
  • Alterações na sazonalidade: por exemplo, o início antecipado das estações de crescimento agrícola ou o derretimento precoce de neve.
  • Mudanças em eventos extremos: como enchentes de magnitude centenária se tornando mais frequentes.

Os cientistas analisaram dados de sensoriamento remoto coletados entre 2003 e 2020, utilizando várias fontes de satélites da NASA. Entre elas, o satélite da missão Global Precipitation Measurement para dados de precipitação, um conjunto de dados de umidade do solo da Iniciativa de Mudança Climática da Agência Espacial Europeia, e os satélites GRACE para dados de armazenamento de água terrestre. Informações sobre a saúde da vegetação foram obtidas pelo instrumento MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer).

Planejamento para um “Novo Normal”

“Este estudo reúne anos de esforços de nossa equipe no desenvolvimento de capacidades de análise de dados de satélite, permitindo simular com precisão os fluxos e estoques de água em escala continental”, explicou Augusto Getirana, cientista da NASA Goddard e coautor do artigo.

Os resultados indicam que os modelos de sistema terrestre usados para simular o futuro do ciclo global da água devem evoluir para incorporar os efeitos contínuos das atividades humanas. Com mais dados e modelos aprimorados, produtores e gestores de recursos hídricos poderiam entender e planejar de forma eficaz o “novo normal” de suas condições locais, concluiu Nie.

ciclo hidrológico
Ciclo hidrológico.

 

Referência:

W. Nie, S.V. Kumar, A. Getirana, L. Zhao, M.L. Wrzesien, G. Konapala, S.K. Ahmad, K.A. Locke, T.R. Holmes, B.D. Loomis, M. Rodell, Nonstationarity in the global terrestrial water cycle and its interlinkages in the Anthropocene, Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. 121 (45) e2403707121, https://doi.org/10.1073/pnas.2403707121 (2024).

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394
 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *