EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Microplásticos no Ar: Risco de Câncer e Infertilidade

 

Microplásticos no ar podem causar câncer, infertilidade e problemas respiratórios, alerta revisão de 3.000 estudos.

Uma revisão de 3.000 estudos também sugere que essas minúsculas partículas de ar de plástico podem estar causando câncer de pulmão, de cólon e infertilidade masculina e feminina.

Pneus e lixo degradado lançam minúsculos pedaços de plástico no ar, criando uma forma de poluição do ar que os pesquisadores da UC San Francisco suspeitam que possa estar causando doenças respiratórias e outras.

Uma revisão de cerca de 3.000 estudos implica essas partículas em uma variedade de sérios problemas de saúde. Estes incluem infertilidade masculina e feminina, câncer de cólon e má função pulmonar. As partículas também podem contribuir para a inflamação pulmonar crônica, que pode aumentar o risco de câncer de pulmão.

“Esses microplásticos são basicamente poluição do ar por partículas, e sabemos que esse tipo de poluição do ar é prejudicial”, disse Tracey J. Woodruff, PhD, MPH, professor de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na UCSF.

Woodruff dirige o Programa de Saúde Reprodutiva e Meio Ambiente (PRHE) e é o autor sênior do estudo, publicado na revista Environmental Science & Technology.

Partículas pequenas, grande problema

Os microplásticos são menos de 5 milímetros – menores do que um grão de arroz – e são onipresentes no ambiente. Todos os anos, empresas em todo o mundo produzem quase 460 milhões de toneladas de plástico. Isso deve chegar a 1,1 bilhão até 2050.

Veículos automotores são uma grande fonte de plástico no ar. A fricção desgasta os pneus junto com a superfície da estrada, enviando fragmentos de plástico para o ar.

O artigo é a primeira revisão sistemática de microplásticos usando métodos padrão-ouro aprovados pela Academia Nacional de Ciências.

A maioria dos estudos na revisão foi baseada em animais. Mas os pesquisadores disseram que as conclusões provavelmente também se aplicam aos seres humanos, uma vez que compartilham muitas das mesmas exposições.

Microplásticos no Ar: Risco de Câncer e Infertilidade

Referência:

Nicholas Chartres, Courtney B. Cooper, Garret Bland, Katherine E. Pelch, Sheiphali A. Gandhi, Abena BakenRa, Tracey J. Woodruff. Effects of Microplastic Exposure on Human Digestive, Reproductive, and Respiratory Health: A Rapid Systematic Review. Environmental Science & Technology, 2024; DOI http://dx.doi.org/10.1021/acs.est.3c09524

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]