Nanoplásticos podem reduzir a eficácia dos antibióticos
O estudo mostra que a exposição a nanoplásticos não é apenas um risco direto para a saúde, mas também pode influenciar indiretamente o tratamento de doenças
Em um estudo recente, uma equipe de pesquisa internacional investigou como as partículas nanoplásticas depositadas no corpo afetam a eficácia dos antibióticos.
O estudo mostrou que as partículas de plástico não só prejudicam o efeito das drogas, mas também podem promover o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Estes resultados foram publicados recentemente na revista Scientific Reports.
A fim de investigar se e como as partículas nanoplásticas no corpo interagem com antibióticos, a equipe de pesquisa ligou uma droga comum com tipos de plástico amplamente utilizado. O foco estava no antibiótico de amplo espectro tetraciclina, que é usado para tratar muitas infecções bacterianas, como as do trato respiratório, pele ou intestinos.
Quando se tratava de plásticos, a escolha recaia sobre polietileno (PE), polipropileno (PP) e poliestireno (PS), que são componentes onipresentes de materiais de embalagem, bem como nylon 6,6 (N66), que está contido em muitos têxteis, como roupas, tapetes, capas de sofá e cortinas.
Os nanoplásticos são menores que 0,001 milímetros e são considerados particularmente prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente devido ao seu pequeno tamanho.
Usando modelos de computador complexos, a equipe foi capaz de provar que as partículas nanoplásticas podem se ligar à tetraciclina e, assim, prejudicar a eficácia do antibiótico.
Perigo da resistência aos antibióticos
Como os resultados do estudo mostram, a ligação da tetraciclina a partículas nanoplásicas pode reduzir a atividade biológica do antibiótico.
Ao mesmo tempo, a ligação aos nanoplásticos pode levar ao antibiótico ser transportado para locais não intencionais no corpo, fazendo com que ele perca seu efeito direcionado e possivelmente cause outros efeitos indesejáveis.
O estudo mostra que a exposição a nanoplásticos não é apenas um risco direto para a saúde, mas também pode influenciar indiretamente o tratamento de doenças.
Referência:
Dick, L., Batista, P.R., Zaby, P. et al. The adsorption of drugs on nanoplastics has severe biological impact. Sci Rep 14, 25853 (2024). https://doi.org/10.1038/s41598-024-75785-4
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]