Circulação oceânica do Pacífico acelera e afeta clima global
Estudo revela aumento de 20% na circulação oceânica do Pacífico, impulsionado por ventos intensificados, afetando padrões climáticos globais e eventos El Niño e La Niña.
Estudo revela aceleração na circulação do oceano superior do Pacífico nos últimos 30 anos, impactando padrões climáticos globais
Um novo estudo, publicado no Journal of Geophysical Research: Oceans, revelou uma aceleração significativa na circulação do oceano superior do Pacífico equatorial nos últimos 30 anos.
Essa aceleração é impulsionada principalmente por ventos atmosféricos intensificados, levando ao aumento das correntes oceânicas que são mais fortes e mais rasas, com impactos potenciais nos padrões climáticos regionais e globais, incluindo a frequência e a intensidade dos eventos El Nino e La Nina.
O estudo fornece uma visão espacial dessas tendências de longo prazo a partir de observações, adicionando pelo menos mais uma década de dados de estudos anteriores.
A equipe de pesquisa sintetizou trinta anos de observações oceânicas e atmosféricas de longo prazo de satélites, as boias de amarração e os drifters da superfície oceânica. Ao integrar a reanálise de dados de vento e altimetria por satélite em uma série temporal de alta resolução de correntes oceânicas próximas à superfície, este estudo apresenta uma visão nova e abrangente até o momento das mudanças na circulação do oceano superior do Pacífico.
Os resultados da pesquisa indicam que ventos mais fortes no Pacífico equatorial causaram uma aceleração notável das correntes próximas da superfície para o oeste em aproximadamente 20% no Pacífico equatorial central. As correntes polo norte e sul do equador também aceleraram, com aumentos de 60% e 20%, respectivamente.
“A termoclima equatorial – uma camada oceânica crítica para a dinâmica da Oscilação do Sul do El Niño-Sul (ENSO) – aumentou significativamente”
Os pesquisadores indicam que o estudo oferece uma referência para modelos climáticos, que tiveram sucesso limitado para representar com precisão as tendências da circulação do Pacífico e da temperatura da superfície do mar.
O sombreamento de cor vermelha indica uma tendência positiva de aquecimento. Sombreamento de cor azul indica resfriamento.
Referência:
Tuchen, F. P., Perez, R. C., Foltz, G. R., McPhaden, M. J., & Lumpkin, R. (2024). Strengthening of the equatorial Pacific upper-ocean circulation over the past three decades. Journal of Geophysical Research: Oceans, 129, e2024JC021343. https://doi.org/10.1029/2024JC021343
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]