EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incêndios florestais comprometem metas do Acordo de Paris

►Conteúdo criado por Humano(a) para Humanos(as)◄

 

Estudo revela que incêndios florestais já afetam a capacidade do solo de absorver carbono, comprometendo as metas climáticas de 1,5°C do Acordo de Paris.

Incêndios florestais farão o solo absorver muito menos carbono

Um dos objetivos do Acordo de Paris era “perseguir esforços” para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, mas mesmo essa meta ambiciosa não impediria que a capacidade do solo de absorver o carbono, à medida que os incêndios florestais se tornassem mais ferozes e mais frequentes, de acordo com cientistas do Reino Unido e brasileiros.

As simulações climáticas usadas para determinar a meta de 1,5°C de Paris careciam de informações sobre fogo e vegetação, dizem eles, então realizaram simulações que incluíam esses dados.

Eles descobriram que o nível de aquecimento global em que o fogo começou a afetar a capacidade da terra de absorver carbono foi de 1,07°C acima dos níveis pré-industriais, e que o fogo já está desempenhando um papel importante na dificultação dessa capacidade. Os resultados foram publicados na revista Nature Geoscience.

Eles estimam que o número de incêndios reduz nosso orçamento de carbono restante em 5%, ou 25 gigatoneladas de CO2, se quisermos limitar o aquecimento a 1,5°C, ou 5%, ou 64 gigatoneladas de CO2, para ficar abaixo de 2°C.

Limitar o aquecimento a 1,5°C ainda é essencial para evitar o pior da mudança climática, dizem eles, mas em muitos casos já estamos vendo uma interrupção significativa nos ecossistemas da Terra.

Mudança percentual de área queimada
Mudança percentual de área queimada desde os dias atuais (DP, 2010–2017 média) em 1,5°C (azul) e 2,0°C (amarelo)

 

Referência:

Burton, C.A., Kelley, D.I., Burke, E. et al. Fire weakens land carbon sinks before 1.5 °C. Nat. Geosci. (2024). https://doi.org/10.1038/s41561-024-01554-7

 
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *