EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Qual o futuro da energia solar: avanços e benefícios ao meio ambiente

 

qual o futuro da energia solar?

Foto de Bru-nO por Pixabay

A energia solar não é uma fonte alternativa nova, mas seria ingênuo dizer que ela não se modificou drasticamente em tempos recentes, consequência de avanços significativos em tecnologias da área.

Falar sobre a proteção ao meio ambiente e as alternativas “verdes” para processos tradicionalmente prejudiciais ao planeta é algo de décadas, mas a sua relevância certamente aumenta a cada ano. Nos portais de notícia e na televisão, o que não faltam são notícias sobre avanços nos debates ecológicos.

Felizmente, tecnologias que não existiam há dez ou vinte anos atrás hoje tornam meios alternativos de energia uma realidade que extrapola apenas as grandes corporações e os muito ricos. Cidadãos já são capazes de instalar placas de energia solar e contribuir para um tipo de energia mais sustentável.

É claro que não podemos deixar de lado discussões complexas a respeito do ecofascismo e do papel dos mais ricos na deterioração do meio ambiente, mas é interessante pensar além. A partir da realidade na qual nos encontramos, vale procurar alternativas ao nosso alcance, como a energia solar.

É exatamente sobre esse assunto que vamos falar no decorrer desse texto: o que o futuro reserva para as tecnologias em energia solar? Mais ainda, quais são os benefícios desse tipo de energia? Nós vamos utilizar pesquisas atualizadas da ExpressVPN para embasar dados trabalhados em cada tópico.

6 fatos sobre a energia solar, seus benefícios ao meio ambiente e os principais desafios

A melhor maneira de entender sobre o papel da energia solar é explorando alguns de seus principais pontos. Para isso, separamos uma lista com 6 fatos sobre esse método de captação de energia, incluindo dados do presente, seus benefícios individuais às pessoas e principais desafios enfrentados.

1 – Trata-se de uma tecnologia com uma longa história

A utilização do sol como fonte de energia teve seu início próximo ao fim do século XIX, inicialmente para as tarefas mais simples, como esquentar água. Os desafios eram múltiplos, e os investimentos necessários para que a energia fosse factível não compensavam quando comparados às alternativas.

Com novas tecnologias, instalar painéis solares tornou-se algo acessível. Em 2022, criou-se mais fontes de energia solar do que todas as outras combinadas, o que é a culminação de séculos de história e esforços científicos. E é certo que nós ainda estamos longe de ter chegado ao “ápice” da energia solar.

2 – Pede cuidados com a cibersegurança

Você sabia que as tecnologias de energia solar estão suscetíveis a invasões? Naturalmente, não se trata de um perigo exclusivo desse modelo de captação de energia, mas a atenção deve ser mantida. A ExpressVPN sugere algumas soluções para o problema, todas relacionadas à proteção de seus dados.

A instalação de serviços de VPN, por exemplo, funciona bem; já que a tecnologia é capaz de “mascarar” a localização de um dispositivo, dificultando o trabalho de agentes maliciosos. Esse ainda não é um problema generalizado, mas é um que irá aumentar com o avanço das fontes de energia alternativas.

3 – Observa o maior crescimento dentre todos os tipos de energias renováveis

De acordo com pesquisa da ExpressVPN, a energia solar é a que mais cresce dentre todos os tipos de energias renováveis do mundo, como a eólica, a hidrelétrica e as demais. De acordo com artigo na plataforma, 50% de todos os sistemas desse modelo instalados no mundo durante 2023 eram solares.

Estima-se que nas próximas décadas a energia solar vai superar os modelos tradicionais, com a chance de até mesmo extinguir completamente o uso de combustíveis fósseis. Isso só é possível graças aos investimentos massivos despendidos por alguns países do mundo, como vamos falar no item a seguir.

4 – A China é a líder disparada em energia solar

Dados obtidos pela Agência Internacional de Energias Renováveis mostram que a China sai na frente quando o assunto é a capacidade de energia solar. A título de comparação, o país alcança 392.43 GW; enquanto o segundo colocado, os Estados Unidos, ainda está em 110.1 GW, cerca de ¼ desse total.

O Japão, a Alemanha e a Índia vêm na sequência. O Brasil apresenta modestos 41.1 GW, o suficiente para nos colocar próximos do começo da lista, o que é algo muito positivo. Quando comparados com dados de 2022 (onde o Brasil aparecia com 24.079 GW), nota-se um aumento bastante considerável.

5 – Possui baixos custos de manutenção e ajuda na diminuição da conta de luz

Um dos maiores benefícios da energia solar é a diminuição de valores gastos com a conta de luz, o que é algo sempre muito bem-vindo. Isso vem associado também aos baixos custos de manutenção, já que, embora painéis solares estejam sujeitos a intempéries, eles possuem uma boa durabilidade.

Nesse sentido, a energia solar pode ser encarada como um investimento: valores iniciais serão gastos, mas as economias futuras fazem tudo isso valer a pena. Isso sem deixarmos de lado os aspectos positivos da energia solar para o meio ambiente, um fator motivador para muitos dos que a procuram.

6 – Possui um valor elevado para ser instalada e o retorno é a longo prazo

Depois de explorarmos os variados aspectos positivos da energia solar, é preciso apresentar também os desafios, os quais são poucos, mas existem. Além da questão da cibersegurança que ganhou um item próprio, também podemos destacar os valores elevados de instalação e o retorno a longo prazo.

É certo que um modelo de energia solar traz economias para aqueles que optam pela alternativa em suas residências, mas os custos iniciais podem ser um pouco salgados. O ideal, se possível, é começar por sistemas híbridos utilizando os painéis de energia solar parcialmente, ao lado de outros modelos.

Segundo o artigo da ExpressVPN, as energias renováveis já representam 30% da produção global de eletricidade, o que são números saudáveis. Com a China na dianteira dessa mudança de paradigma, o abandono de fontes poluentes é uma esperança para um futuro em que o meio ambiente é abraçado.

É certo que as discussões sobre modelos alternativos de captação de energia vão continuar em pauta, mas a maneira como serão exploradas ainda é incerta. Num mundo capitalista, é possível deduzir que a energia solar só vai se tornar uma unanimidade quando superar outras em vantagens monetárias.

[.]