EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Restauração florestal protege as pessoas, a natureza e o clima

►Conteúdo gerado por Humano (a) para Humanos (as)◄

reflorestamento de área degradada na amazônia
Reflorestamento de área degradada na Amazônia

A restauração florestal pode beneficiar os seres humanos, aumentar a biodiversidade e ajudar a combater as mudanças climáticas simultaneamente, sugere uma nova pesquisa.

Restaurar florestas é frequentemente visto em termos de “comércios” – o que significa que muitas vezes se concentra em um objetivo específico, como capturar carbono, nutrir a natureza ou apoiar os meios de subsistência humanos.

O novo estudo, das universidades de Exeter e Oxford, descobriu que os planos de restauração destinados a um único objetivo tendem a não entregar os outros.

No entanto, os planos “integrados” proporcionariam mais de 80% dos benefícios em todas as três áreas ao mesmo tempo.

Também descobriu que os grupos socioeconômicos desfavorecidos beneficiariam desproporcionalmente dessa abordagem.

Os pesquisadores usaram uma estrutura chamada Contribuição da Natureza para as Pessoas (NCP), que enfatiza uma relação holística entre restauração e benefícios para a humanidade, incluindo a equidade.

Ele aplicou isso a grandes áreas da índia, examinando os benefícios da regeneração natural da floresta nativa em locais adequados que não são atualmente floresta.

Os pesquisadores usaram um algoritmo de otimização para gerar mapas de 3,88 milhões de hectares de possível área de restauração florestal, evitando áreas como pastagens e terras agrícolas.

Os resultados mostraram que os planos integrados de restauração florestal (com múltiplas metas) cumprem, em média, 83,3% da mitigação das alterações climáticas NCP, 89,9% do valor da biodiversidade NCP e 93,9% do NCP social entregue por planos de objetivo único.

Planos integrados de restauração florestal criam uma paisagem multifuncional, com conectividade para que pessoas e animais possam prosperar.

Os resultados mostram que 38-41% das pessoas afetadas por planos espaciais integrados pertencem a grupos socioeconômicos desfavorecidos, maior do que sua representação geral na população indiana.

Referência:

Trisha Gopalakrishna, Piero Visconti, Guy Lomax, Esther Boere, Yadvinder Malhi, Parth Sarathi Roy, Pawan K. Joshi, Giacomo Fedele, Ping Yowargana. Optimizing restoration: A holistic spatial approach to deliver Nature’s Contributions to People with minimal tradeoffs and maximal equity. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2024; 121 (34) DOI: 10.1073/pnas.2402970121

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

One thought on “Restauração florestal protege as pessoas, a natureza e o clima

  • Gostaria de mais programas de preservação no interior de São Paulo, onde as usinas de cana de açúcar tem causado destruição e desequilíbrio enorme.
    O foco está somente na Amazônia e pantanal.

Fechado para comentários.