EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento global pode trazer graves secas para a Amazônia

►Conteúdo gerado por Humano (a) para Humanos (as)◄

 

Seca no Amazonas
Seca no Amazona, 2023 – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Estudo revela risco de secas na Amazônia mesmo com remoção de CO2. Aquecimento global e padrões climáticos afetam precipitação na floresta tropical.

A floresta amazônica é crucial para a regulação do clima global, atuando como um sumidouro de carbono ao absorver grandes quantidades de CO2 da atmosfera.

No entanto, com o aumento das concentrações de CO2 devido ao aquecimento global, a Amazônia enfrenta desafios, como a redução da precipitação durante sua estação chuvosa. Um estudo recente destacou a irreversibilidade desse cenário mesmo sob a remoção de CO2, indicando que a região experimenta precipitação anormalmente baixa durante esse processo.

O aumento do padrão de aquecimento no Pacífico oriental tropical pode levar a secas na Amazônia, enfraquecendo a circulação zonal e o transporte de umidade. Isso resulta em uma combinação de movimento de subsidência anômala e transporte de umidade enfraquecido, levando a uma baixa e irreversível precipitação durante a estação chuvosa na Amazônia.

Esses fatores estão colocando a floresta tropical em risco, comprometendo sua capacidade de absorver carbono e agravando ainda mais o aquecimento global. Portanto, é crucial que medidas sejam tomadas para proteger a Amazônia e preservar seu papel vital na regulação do clima global.

Referência:

Suqin Zhang et al, Reduced rainfall over the Amazon basin in an idealized CO2 removal scenario: Remote dynamic processes, Journal of Environmental Sciences (2024). DOI: 10.1016/j.jes.2024.05.035

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]