Criação intensiva de porcos aumenta o risco de Salmonella
Salmonella resistente a antibióticos: criação intensiva de porcos e comércio global impulsionam a disseminação global, revela estudo.
Descubra como práticas agrícolas modernas e o uso excessivo de antibióticos em porcos contribuem para a disseminação global de Salmonella resistente a antibióticos, ameaçando a segurança alimentar.
Salmonella enterica é um tipo de bactéria responsável por milhões de doenças anualmente, que podem contaminar alimentos, água e instalações de processamento de alimentos. Pode entrar na cadeia de abastecimento alimentar, sendo a carne de porco uma importante fonte de infecções. O patógeno pode “saltar” de porcos para humanos, causando doenças graves, potencialmente fatais.
Até agora, o impacto das práticas agrícolas intensivas e do comércio global na prevalência de Salmonella em todo o mundo e a disseminação da resistência aos antibióticos ainda não estavam claros.
Agora, uma nova pesquisa publicada na Nature Food fornece evidências de que as práticas agrícolas intensivas no último século permitiram que a bactéria Salmonella se espalhasse internacionalmente. A dependência de antibióticos também levou as bactérias a evoluir para serem resistentes aos antibióticos, colocando um enorme problema para a saúde global.
No estudo, o DNA foi analisado a partir de 362.931 cepas de bactérias. Isso foi possível graças ao sistema EnteroBase desenvolvido e hospedado em Warwick. Isso levou à detecção de nove populações de Salmonella que são abundantes em porcos.
Os cientistas ligaram a expansão da bactéria com dois eventos históricos no século XX. O primeiro foi o desenvolvimento da criação intensiva de suinoculturas no início do século 20. O segundo foi devido ao uso excessivo de antibióticos após a década de 1960. A Europa e os EUA contribuíram mais para as transmissões internacionais das bactérias.
O estudo mostrou como o comércio global de carne de porco desempenhou um papel fundamental na evolução de Salmonella – criando ameaças diretas à segurança alimentar em todo o mundo.
Referência:
Li, H., Wu, Y., Feng, D. et al. Centralized industrialization of pork in Europe and America contributes to the global spread of Salmonella enterica. Nat Food (2024). https://doi.org/10.1038/s43016-024-00968-1
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]