Infecções virais podem aumentar o risco de Alzheimer, sugerem cientistas
Infecções virais podem aumentar o risco de Alzheimer, sugerem cientistas
Um novo estudo descobriu que o sistema imunológico no sangue de pacientes com Alzheimer é epigeneticamente alterado.
Isso significa que o comportamento ou o ambiente dos pacientes causou mudanças que afetam a forma como seus genes funcionam.
Muitos desses genes imunológicos alterados são os mesmos que aumentam o risco de Alzheimer de um indivíduo. Os cientistas teorizam que a causa pode ser uma infecção viral anterior, poluentes ambientais ou outros fatores e comportamentos de estilo de vida.
Pesquisas anteriores mostraram que muitos dos genes mutantes que colocam uma pessoa em maior risco de Alzheimer estão no sistema imunológico. Mas os cientistas estudaram principalmente o sistema imunológico central no cérebro porque a doença de Alzheimer é uma doença cerebral. Eles ignoraram em grande parte o sistema imunológico no sangue, também conhecido como sistema imunológico periférico.
Os pesquisadores descobriram que todos os tipos de células imunes em pacientes com Alzheimer têm alterações epigenéticas, indicadas pela cromatina aberta. Cromatina é a embalagem do DNA dentro das células. Quando a cromatina está aberta – ou exposta – o genoma das células é vulnerável a alterações.
Os resultados revelaram vários genes que podem ser alvos terapêuticos para a manipulação do sistema imunológico periférico. Os próximos passos da pesquisa são estudos pré-clínicos usando sistemas de cultura in vitro e modelos animais para testar esses alvos.
Referência:
Abhirami Ramakrishnan, Natalie Piehl, Brooke Simonton, Milan Parikh, Ziyang Zhang, Victoria Teregulova, Lynn van Olst, David Gate. Epigenetic dysregulation in Alzheimer’s disease peripheral immunity. Neuron, 2024; DOI: 10.1016/j.neuron.2024.01.013
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]