EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Financiamento da cadeia da carne agrava a crise climática no Brasil

 

financiamento da cadeia da carne

Financiamento da cadeia da carne agrava a crise climática no Brasil

Estudo mostra a relação entre o financiamento de bancos e a evolução da crise climática no Brasil

Pesquisa realizada pelo Idec analisa a falta de exigências e monitoramento para a concessão de crédito para a cadeia da carne

O Idec lançou o estudo: “Financiamento da Cadeia da Carne: instrumentos regulatórios e o meio ambiente”. A pesquisa realizada em conjunto com as organizações que fazem parte do GBR (Guia dos Bancos Responsáveis) analisa como a falta de regulação para os créditos distribuídos pelas instituições financeiras podem afetar o meio ambiente e até agravar a crise climática.

O estudo mostra dados importantes, como a criação de normas de autorregulação a partir de 2020 feitas pela Febraban e regras editadas pelo Banco Central do Brasil, após pressões da sociedade civil e de outros países.

Porém, apesar de tais normas terem sido implementadas por diferentes instituições financeiras, há brechas e falhas constatadas na pesquisa. “Existem normas, mas os bancos não são obrigados a acompanhar os contratos depois deles serem assinados, por exemplo. Isso quer dizer que após o crédito ser dado para determinada empresa, ela pode fazer o que bem entender com esse dinheiro, inclusive desmatar. O que é um grande perigo para o meio ambiente e para o clima do país”, explica Julia Catão Dias, especialista do Programa de Consumo Sustentável do Idec e revisora da pesquisa.

Para a autora do trabalho, Flávia do Amaral Vieira, as informações analisadas mostram a necessidade de uma regulação mais forte por parte do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil. “Os bancos precisam ser obrigados a integrar fatores socioambientais antes de concederem crédito ou aplicarem investimentos junto a qualquer empresa. E não apenas isso, deveriam ser obrigados a realizar o monitoramento sobre esses financiamentos, para que não se vinculem a atividades com impactos ambientais e climáticos. Essa regulação é uma ferramenta essencial para fiscalizar toda essa cadeia da carne e punir por meio de sanções, caso seja necessário”, confirma a doutora em Direito.

A análise completa sobre o financiamento de bancos a empresas que fazem parte da cadeia da carne no Brasil, você encontra no site do Idec.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]