EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Sete em cada dez brasileiros e brasileiras não se recordam dos votos para deputados e senadores

 

urna eletrônica

Sete em cada dez brasileiros e brasileiras não se recordam dos votos para deputados e senadores

Pesquisa Nacional sobre Democracia mostra ainda que 80% dos entrevistados não têm vontade de participar da vida política de suas cidades

O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) lançará em 25 de outubro, Dia da Democracia, uma pesquisa nacional que mostra que 70% dos brasileiros e brasileiras não se lembram em quem votou para deputado estadual, deputado federal e senador nas eleições de 2022. O trabalho de campo foi feito em setembro deste ano, portanto menos de um ano após o pleito.

Realizado em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, o levantamento mostra ainda que os números têm uma variação importante de acordo com aspectos como renda e escolaridade: 44% dos entrevistados com renda acima de cinco salários mínimos e 42% dos que têm ensino superior se recordam em quem votaram para deputado federal. No grupo de quem recebe até um salário, o percentual é 21%; apenas 23% das pessoas com ensino fundamental lembram qual foi o candidato que recebeu o seu voto para a Câmara Federal.

A pesquisa revela também que 78% dos entrevistados “não têm vontade” alguma de participar da vida política de suas cidades; apenas 8% dizem ter “muita vontade” e 13%, “alguma vontade”. Ainda que baixa, a vontade de participar é mais expressiva entre quem tem renda familiar superior a cinco salários mínimos e ensino superior completo.

Para a maioria das pessoas entrevistadas, melhorar a qualidade da saúde deveria ser a prioridade de um político; em segundo lugar, melhorar a qualidade da educação e, em terceiro, incentivar a geração de empregos. Comparativamente, a geração de empregos como prioridade é citada de forma mais acentuada nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto a redução da violência se destaca no Nordeste.

A pesquisa perguntou também sobre as formas de combate à desinformação e conteúdos falsos. Para a maior parte das pessoas, a principal medida é “responsabilizar e punir os usuários que divulgam ou compartilham postagens com notícias falsas”; em seguida, aparecem “responsabilizar e punir as empresas de tecnologia/comunicação que não removerem postagens com conteúdos falsos” e “responsabilizar, punir ou cassar políticos que divulgam ou compartilham postagens com notícias ou conteúdos falsos”.

Veja detalhes da pesquisa no Link https://www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/pesquisa_PCS-Ipec/Pesquisa-Democracia-2023.pdf

A Pesquisa Nacional sobre Democracia entrevistou 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 127 municípios, em setembro de 2023 de forma presencial e online. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Instituto Cidades Sustentáveis

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]