EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Importância dos ecossistemas terrestres como sumidouros de carbono

 

Unsplash/Tobias Jelskov Flamingos em Laguna Colorada, na Bolivia.
Unsplash/Tobias Jelskov
Flamingos em Laguna Colorada, na Bolivia.

Importância dos ecossistemas terrestres como sumidouros de carbono

Os ecossistemas terrestres podem compensar significativamente as emissões humanas de carbono

As florestas, pastagens e outros ecossistemas terrestres do mundo têm desempenhado um papel importante na compensação das emissões humanas de carbono – uma capacidade que os pesquisadores da UC Berkeley dizem que estaria ameaçada pela mudança global contínua.

A avaliação, publicada em artigo de revisão na Nature Reviews Earth & Environment, apresenta uma análise abrangente de centenas de artigos de pesquisa científica e explora as complexas interações entre os ecossistemas da Terra e a atmosfera.

Esses ecossistemas terrestres – chamados coletivamente de sumidouros de carbono terrestre – absorvem aproximadamente um terço das emissões antropogênicas de carbono anualmente e, portanto, diminuíram efetivamente o impacto das emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos seres humanos.

De acordo com a revisão, a combinação de fertilização com carbono – onde as plantas absorvem carbono adicional da atmosfera enquanto reduzem a perda de água por evaporação – e temperaturas mais altas no hemisfério norte ajudaram a duplicar o sumidouro de carbono terrestre entre os anos 1960 e 2010. Sem esse aumento, os autores estimam que a concentração atmosférica de dióxido de carbono teria excedido 500 partes por milhão até 2020.

Por meio de sua revisão, os autores mostram que o desmatamento, as mudanças no uso da terra e os estresses induzidos pelo clima, como secas e condições climáticas extremas , reduziram continuamente a capacidade do sumidouro de assimilar carbono. Keenan adverte que essas tendências provavelmente vão piorar – especialmente se as emissões de carbono por humanos não diminuírem – e podem fazer com que a biosfera terrestre mude de um sumidouro para uma fonte de carbono nas próximas décadas.

A revisão oferece aos formuladores de políticas, pesquisadores e ambientalistas informações valiosas sobre as estratégias de mitigação das mudanças climáticas e a direção futura do sumidouro de carbono da terra.

A implementação de práticas sustentáveis de manejo da terra é uma maneira de aumentar ainda mais o sumidouro de terra e uma parte essencial da solução para a crise climática.

Referência:

Sophie Ruehr et al, Evidence and attribution of the enhanced land carbon sink, Nature Reviews Earth & Environment (2023). DOI: 10.1038/s43017-023-00456-3

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]