Agentes Ambientais em Ação e a Rede Ação Ambiental: projetos ambientais, culturais, educacionais e sociais pela Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte – MG
Agentes Ambientais em Ação e a Rede Ação Ambiental: projetos ambientais, culturais, educacionais e sociais pela Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte – MG
Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade1
Minas Gerais tem destinos clássicos consolidados no turismo nacional e internacional. Um bom exemplo são as cidades históricas e as estâncias hidrominerais. A capital mineira e entorno padece neste sentido, embora apresente boas opções e potenciais turísticos, disponíveis nas cerca de 34 cidades do entorno. E poucos sabem disso quando visitam Belo Horizonte.
O presente trabalho apresenta as possibilidades de ações de educação socioambiental a serem realizadas pela Rede Ação Ambiental nos municípios próximos da Região Metropolitana, à aproximadamente 160 km de Belo Horizonte, sob coordenação do autor deste trabalho.
Objetiva analisar o processo de formação de agentes ambientais do Curso BH Itinerante e as possibilidades de projetos de mobilização e ação. A PBH – Prefeitura de Belo Horizonte, através da GEEDA – Gerência de Educação Ambiental vinculada à SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente organiza e desenvolve semestralmente várias atividades no espaço do CEEA – Centro de Extensão em Educação Ambiental Professor Antônio Leite Alves Radicchi, localizado no Bairro Centro e em diversas regiões da capital mineira e de seu entorno.
O objetivo de fomentar desta série de atividades é estimular e envolver diferentes públicos nos processos de Educação Ambiental através da ação do Poder Público, inserindo-as como protagonistas em diversos processos de ação.
Dentre várias atividades planejadas para cada semestre estão previstos dois cursos de extensão: o “BH Itinerante” e o “Educação para o Risco Socioambiental”, ambos realizados a cada dia específico da semana tendo como pré-requisito a participação em outras atividades programadas pela GEEDA, mediante apresentação de certificados.
O curso Risco teve sua última edição em 2010, mas o BH Itinerante continua sendo ofertado. Os dois cursos semestrais são embasados nos principais objetivos da EA – Educação Ambiental procurando socializar informações que convoquem cada um a ação efetiva para se mudar a realidade e perspectivas existentes através da contemplação, da interação e da reflexão. Além de trabalharem com uma acolhida interdisciplinar de diferentes públicos e profissionais, realizam importantes atividades externas de percepção ambiental em pontos estratégicos: áreas naturais e impactadas da RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte, numa perspectiva integradora.
Esta área geográfica reúne uma série de informações geológicas, geomorfológicas, ecológicas e socioculturais que projetam em diferentes ângulos e escalas, o constate fenômeno da “mercantilização da natureza” tão inerente à sociedade capitalista urbano-industrial.
Neste sentido, algumas áreas desta região apresentam espaços naturais ou impactados que chamam a atenção para a importância da percepção como um mecanismo imprescindível para se identificar os inúmeros riscos resultantes da relação entre homem e natureza, sendo que durante os trajetos previstos os participantes contemplam e analisam várias situações e paisagens.
O resultado após cada curso são números Agentes Ambientais em Ação vinculados à Rede Ação Ambiental e desenvolvendo uma multiplicidade de projetos ambientais, culturais, educacionais e sociais pela Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte – MG em suas 08 microrregiões: Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Itabira, Itaguara, Ouro Preto, Pará de Minas e Sete Lagoas.
1 Educador Ambiental, Bacharel/Licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), agente em ação formado pela turma do V BH Itinerante e Monitor do XVI BH Itinerante. E-mail: trezeagosto@yahoo.com.br
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]