Aquecimento global causa secas e chuvas mais extremas
Aquecimento global causa secas e chuvas mais extremas
Pesquisa analisa a intensidade de eventos climáticos extremos, como secas e chuvas intensas, ocorridos nos últimos anos e sua relação com o aquecimento global.
Eventos hidroclimáticos extremos, como secas e inundações, estão ocorrendo com mais frequência e intensidade em várias regiões do mundo nas últimas décadas.
O aumento na intensidade desses eventos está relacionado ao aquecimento global e tem mais impacto do que os padrões climáticos naturais.
A pesquisa fornece uma imagem emergente das distorções na quantidade total de água acima e abaixo da superfície da Terra, onde a maioria da água doce utilizada pelos humanos vem de aquíferos profundos.
Os dados do estudo foram coletados pelos satélites GRACE e GRACE-FO da NASA e fornecem evidências “indiscutíveis” de que as temperaturas globais mais quentes estão aumentando as secas e inundações extremas.
A intensidade total dos eventos extremos está fortemente correlacionada com a temperatura média global e sugere que o aquecimento contínuo do planeta causará mais secas e inundações mais frequentes, mais severas, mais longas e/ou maiores.
Em três regiões, incluindo uma vasta extensão da Europa meridional à China sudoeste, a relação entre eventos extremos úmidos e secos diminuiu substancialmente durante o período de estudo, enquanto o oposto foi verdadeiro em duas regiões, incluindo a África subsaariana de 5° N a 20° N.
Referência:
Rodell, Matthew & Li, Bailing. (2023). Changing intensity of hydroclimatic extreme events revealed by GRACE and GRACE-FO. Nature Water. 1. 10.1038/s44221-023-00040-5.
Fonte: Climate Signals
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]