EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento global aumentará a frequência das secas repentinas sobre terras cultiváveis

 

Aquecimento global aumentará a frequência das secas repentinas sobre terras cultiváveis

O rápido desenvolvimento de uma seca inesperada, chamada de seca repentina, pode impactar severamente os sistemas agrícolas e ecológicos com efeitos em cascata que se estendem ainda mais.

 

Resumo: O artigo “Global Flash Droughts Expected to Increase in a Warming Climate” apresenta uma pesquisa que analisa a frequência e a intensidade de secas repentinas, conhecidas como “flash droughts”, em um cenário de aquecimento global. A pesquisa mostra que, com o aumento da temperatura, esses eventos climáticos extremos devem se tornar mais frequentes e intensos em diversas regiões do mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e África. Os “flash droughts” são caracterizados por uma rápida perda de umidade no solo, o que pode prejudicar a produção agrícola, aumentar o risco de incêndios florestais e afetar a disponibilidade de água para consumo humano. A pesquisa destaca a importância de medidas de adaptação e mitigação para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

Por Chelsea Julian*

O rápido desenvolvimento de uma seca inesperada, chamada de seca repentina, pode impactar severamente os sistemas agrícolas e ecológicos com efeitos em cascata que se estendem ainda mais. Pesquisadores da Universidade de Oklahoma estão avaliando como o aquecimento do clima afetará a frequência das secas repentinas e o risco para as plantações em todo o mundo.

Jordan Christian, um pesquisador de pós-doutorado, é o principal autor do estudo, “Projeções globais de seca repentina mostram risco aumentado em um clima de aquecimento”, publicado na Nature Communications Earth and Environment .

“Neste estudo, as mudanças projetadas na frequência de secas repentinas e o risco de secas repentinas em terras agrícolas são quantificados usando simulações de modelos climáticos globais”, disse Christian. “Descobrimos que a ocorrência de secas repentinas deve aumentar globalmente entre todos os cenários, com os aumentos mais acentuados observados em cenários com maior forçante radiativa e maior uso de combustível fóssil”.

O forçamento radiativo descreve o desequilíbrio da radiação onde mais radiação entra na atmosfera da Terra do que a deixa. Assim como a queima de combustíveis fósseis, essas atividades estão entre os contribuintes mais significativos para o aquecimento climático. Espera-se que a mudança climática aumente os eventos climáticos severos de tempestades, inundações repentinas , secas repentinas e muito mais.

“Espera-se que o risco de seca repentina sobre as terras agrícolas aumente globalmente, com os maiores aumentos projetados na América do Norte e na Europa”, disse Christian.

“Os modelos CMIP6 projetaram um aumento de 1,5 vezes no risco anual de secas repentinas sobre as terras agrícolas na América do Norte até 2100, desde a linha de base de 2015 de um risco anual de 32% em 2015 para 49% em 2100, enquanto a Europa deverá ter o maior aumento no cenário de emissões mais extremo (32% a 53%), um aumento de 1,7 vezes no risco anual”, afirmou.

Jeffrey Basara, professor associado da Escola de Meteorologia da Faculdade de Ciências Atmosféricas e Geográficas e da Escola de Engenharia Civil e Ciências Ambientais da Faculdade de Engenharia Gallogly, é o orientador do corpo docente de Christian e coautor do estudo. Basara é o diretor associado executivo do programa de hidrologia e segurança hídrica e lidera o grupo de pesquisa Clima, Hidrologia, Ecossistemas e Clima da OU. Os pesquisadores têm investigado maneiras de melhorar a identificação e previsão de secas repentinas desde 2017, com vários artigos publicados no Journal of Hydrometeorology , Environmental Research Letters e Nature Communications.

“Este estudo continua a enfatizar que os produtores agrícolas, tanto nacionais quanto estrangeiros, enfrentarão riscos crescentes associados à disponibilidade de água devido ao rápido desenvolvimento da seca. Como resultado, as pressões socioeconômicas associadas à produção de alimentos, incluindo preços mais altos e agitação social, também aumentarão quando ocorrerem perdas nas safras devido à seca repentina”, disse Basara.

Fig. 3: Risco de seca repentina sobre terras cultiváveis.

De:  Projeções globais de seca repentina mostram risco aumentado em um clima em aquecimento

Risco de seca repentina sobre terras cultiváveis.

A média multimodelo da porcentagem anual de terras cultivadas com seca repentina em continentes inteiros para os cenários históricos (preto), SSP126 (azul), SSP245 (laranja) e SSP585 (vermelho). Uma média móvel centrada de 30 anos é aplicada a cada série temporal. As regiões sombreadas indicam a variabilidade (±1σ) entre as médias móveis centradas de 30 anos entre todos os seis modelos para os cenários históricos e futuros correspondentes.

Referência:

Christian, J.I., Martin, E.R., Basara, J.B. et al. Global projections of flash drought show increased risk in a warming climate. Commun Earth Environ 4, 165 (2023). https://doi.org/10.1038/s43247-023-00826-1

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]