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Programa Agentes Ambientais em Ação

 

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Programa Agentes Ambientais em Ação

Programa Agentes Ambientais em Ação: cidadania, educação ambiental e trabalho em rede na cidade de Belo Horizonte e entorno metropolitano

Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)

 

Resumo: No artigo “Programa Agentes Ambientais em Ação”, o autor Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade apresenta o programa de educação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, que busca uma abordagem interdisciplinar e coletiva, envolvendo a comunidade na resolução de problemas socioambientais. Destaca-se também a criação do grupo “Agentes Ambientais em Ação”, formado por estudantes de diferentes cursos, que têm o objetivo de desenvolver ações que subsidiem as comunidades a compreender o meio ambiente e solucionar problemas socioambientais. A iniciativa busca promover uma gestão sustentável do meio ambiente e uma consciência socioambiental.

 

Os temas sobre a relação do indivíduo com o ambiente natural tem estando em evidência enquanto componente de legislações específicas e gerais, ao longo da História Ambiental do Brasil. No entanto, o direito socioambiental somente começou a permanecer/consolidar enquanto tal, a partir de leis promulgadas por entes estaduais, na segunda metade da década de 1970 e com a adesão em 1981, da Lei de Política Nacional de Meio Ambiente. Tais episódios se fortaleceram com a publicação da Constituição de 1988, em especial seu artigo 225 e 226, que tratam do Patrimônio Natural e do Patrimônio Cultural.

Em 1977, a Conferência de Tbilisi (Geórgia) preparou documento deliberando características, estratégias, funções, objetivos, princípios e recomendações para a Educação Ambiental. Posteriormente houve a Rio 92 e em 1997 houve promulgação nacional de uma lei versando sobre Educação Ambiental.

Em meados dos anos 1990, o setor de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte indicou algumas conjeturas para direcionamento do processo educativo socioambiental. Ainda nos anos 1990, o setor definiu o desenvolvimento de um “Programa de Educação Ambiental” com a produção de oficinas pedagógicas e cartilhas temáticas para que se constituíssem ações eficazes, em torno de problemas socioambientais impostos à sociedade.

Este programa, através de uma perspectiva interdisciplinar e globalizadora, permitiu o incremento de diversos projetos, agenciando assim uma apreensão apropriada dos problemas ambientais da urbe, despertando anseios e interesses pelo meio ambiente, originando à participação na empreitada de defesa e avanço da qualidade de vida do município, país e planeta. A comunidade apresentou nessa ocasião, e ainda apresenta, importância essencial na constituição de uma consciência socioambiental, salvaguardando os valores éticos, tanto para o patrimônio cultural, como para o natural.

Nesta definição, a Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente implantou em março de 2005, o grupo integrado e independente de educação socioambiental “Agente Ambientais em Ação”, composto por cursistas de diferentes edições dos cursos BH Itinerante e Educação para o Risco Socioambiental, com desígnios abertos de concretização de ações que subsidiem as comunidades a compreender o meio ambiente, assim como à resolução de seus problemas e à sua gestão sustentável.

O BH Itinerante permanece em oferta semestral e a Educação para o Risco Socioambiental foi extinto. O curso de oferta semestral desde 2000, sistematiza palestras, questões para prática, reflexões, vistas orientadas com ingresso de 40 cursistas, que ao término da formação são chamados de Agentes. Nesta ocasião, procurava-se a abordagem educativa interdisciplinar, conectando-se à comunidade, enquanto campo de estudos, problematizações e ações.

A tática selecionada foi a constituição coletiva, onde profissionais de ensino e de estabelecimentos afins, seriam sujeitos protagonistas desse processo em rede. As discussões progrediram, gerando a necessidade de criação de um Grupo de Trabalho (Rede Ação Ambiental) que por sua vez expôs o fruto desse trabalho em rede, conforme mencionado, com a possibilidade da ação coordenada e emancipada dos Agentes Ambientais em Ação.

1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

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