Como escolher uma cor de logotipo
Como escolher uma cor de logotipo
Nos estandes publicitários das ruas da cidade, nos livretos, nas lembranças e em muitos outros lugares, vemos pequenas fotos com inscrições, os chamados logotipos. Eles desempenham uma função publicitária e informativa. Qualquer empresa que se respeite se esforça para criar um logotipo.
O desenvolvimento de logotipos é um processo complexo e multifacetado, um dos momentos mais importantes é a seleção de cores, vamos considerar isso com mais detalhes.
O que é um logotipo?
Um logotipo é um símbolo em algum fundo com ou sem uma inscrição. O símbolo representa a empresa, a cor do fundo chama a atenção, a inscrição informa a pessoa sobre a empresa. Um bom logotipo deve ser brilhante, devido a isso é perfeitamente depositado na cabeça por um longo tempo. O produto deve ser simples. Estudos de marketing recentes mostraram que o cérebro se lembra automaticamente apenas de logotipos com 3-5 elementos, se houver mais deles, então uma pessoa terá que fazer um esforço intelectual para se lembrar de uma imagem com texto. As cores usadas são muito importantes, cada esquema de cores expressa emoções e sentimentos únicos.
Significados das cores
Considere as cores mais comuns e suas personificações psicológicas:
– preto, resistente, confiável, inabalável, usado nos logotipos das organizações educacionais de elite;
– branco, limpo, fresco, neutro, bonito, usado nos logotipos de lojas de flores e salões de noivas, instituições médicas;
– cinza, conservador, persistente, confiável, muitas vezes pode ser visto nos logotipos dos escritórios de advocacia;
– bege, confiante, inabalável, elegante, a cor pode ser vista em quase todos os logotipos de lojas com itens decorativos para um apartamento ou uma casa;
– vermelho, enérgico, rápido como um raio, jovem, há muitas cores nos logotipos de pontos de atenção pública, lojas de esportes;
– amarelo, criativo, otimista, alegre e alegre, é usado por agências de publicidade, estúdios fotográficos;
– laranja, superficial, sociável, quente, como regra, é usado junto com o amarelo, ele o complementa;
– verde, carinho e tranquilidade, adequado para lojas de jardim, pastelarias;
– azul, intemporal e filosófico, adora usar livrarias;
– roxo, associado ao luxo e ao dinheiro, utilizado por livreiros, empresas de investimento;
– rosa, macio e limpo, adequado para lojas de roupas, estúdios de beleza.
Ao combinar cores, os valores podem mudar. Não combinar vermelho com preto, isso causa ansiedade. Não há necessidade de combinar marrom e cinza, parece muito sombrio e monótono, nem mesmo adequado para agências de rituais.
Como escolher uma cor de logotipo
Siga o seguinte padrão:
1. Pense no objeto, no logotipo para o qual deseja criar, anote as associações na lista, convide parentes e amigos de diferentes idades e sexos para aumentar a eficiência, organize uma sessão ativa de brainstorming;
2. Combine a lista de associações com cores;
3. Criar várias variantes de logotipos, usar ferramentas digitais para simplificar o desenho, por exemplo, um recurso Turbologo especializado, tem uma funcionalidade extensa, uma base de cores de alta qualidade, e uma interface simples e intuitiva;
4. Conduzir uma pesquisa sociológica ou uma pesquisa na Internet, você precisa determinar a opinião pública sobre o produto, perguntas para uso – você gosta da imagem, que emoções você experimenta ao olhar para o logotipo, vale a pena mudar a cor do fundo ou do símbolo;
5. Tome a decisão final, analise o produto para escalar, o logotipo com as cores selecionadas deve parecer igualmente atraente em um estande de publicidade de rua, em um livreto de papel, em lembranças.
Lembre-se, o logotipo deve ser simples – não mais que 3 cores, brilhante – é recomendado o uso de amarelo, laranja e vermelho.
Conclusão
O logotipo tem um papel importante no desenvolvimento de qualquer empresa. Não o negligencie, você precisa gastar tempo e esforço para criar um produto realmente de alta qualidade. O desenvolvimento é melhor feito por uma equipe. O desenho é realizado de forma ideal em um serviço totalmente gratuito chamado Turbologo, você não precisa convidar designers profissionais, absolutamente todos podem lidar com as funções. Mais brilho, então o produto será definitivamente notado e lembrado!
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]