EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Como aprender uma nova profissão rapidamente

 

carteira de trabalho
Foto: ABr/EBC

Como aprender uma nova profissão rapidamente

A quarentena e os longos períodos de trabalho remoto mostraram a muitas pessoas que trabalhar online é prático e viável. Portanto, alguns trabalhadores que estão cansados da incerteza em sua direção estão pensando em mudar dos campos de trabalho. Algumas profissões exigem um estudo aprofundado, durante o qual certas habilidades são atribuídas. Profissões como advogados, médicos, engenheiros, etc., precisam ser obtidas em instituições de ensino superior.  Em outras palavras, o dominar de uma profissão lucrativa não é rápido e barato. Mas existem especializações, em que se pode passar um ano para dominá-las. E mais um ano para ganhar uma reputação, portfólio, casos e atingir um nível de ganhos bastante decente.

Como a experiência ajudará a aprender rapidamente uma nova profissão

Cada pessoa tem seus próprios talentos, sua mentalidade e sua bagagem de conhecimento. Você precisa usar estas vantagens para entrar em um novo campo o mais rapidamente e eficientemente possível. Decida se você é um técnico, um analista, uma pessoa criativa, um filólogo ou um pensador criativo. Com base nisso, você pode escolher uma profissão na qual ingressará muito rapidamente.

Pessoa técnica – programador

Se o conhecimento técnico é fácil para você, então o mundo da TI está aberto. Você pode escolher uma das profissões de TI e como resultado, pode se candidatar a empregos de alto pagamento como  remote senior java developer jobs, python developer freelance jobs entre outros. A lista de especializações neste campo é muito extensa, portanto o melhor que você pode fazer é estudá-la e depois disso escolher a direção que gostaria.

A mentalidade analítica é a de um especialista em segmentação

Para aqueles que gostam de coletar dados, analisá-los e tirar conclusões, um especialista em segmentação é a especialidade perfeita. As tarefas que resolve tal especialista são muito diversas: desde determinar o público-alvo, até otimizar as campanhas publicitárias.

Pessoa criativa – designer (web, gráficos, animação)

Vale a pena afirmar que só uma criatividade não é suficiente. Você precisa ser um aprendizado ágil e capaz de navegar pelo mundo da informática.  Os designers não apenas desenvolvem os aspectos visuais para websites e páginas de redes sociais. Eles precisam conhecer o básico do layout e ser capazes de adaptar as imagens para atender a diferentes requisitos.

Um talento para a criatividade – um comerciante de conteúdo

Essas pessoas trabalham principalmente com blogs. A tarefa do comerciante é criar uma estratégia de desenvolvimento e publicidade para atrair um grande número de leitores, compradores e usuários. Hoje em dia, quanto mais criativa a pessoa, mais visível ela é. E as pessoas com pensamento não convencional valem seu peso em ouro.

Filólogo – redação criativa de textos

Conteúdo de boa qualidade de texto de um site exige mais do que ser apenas um escritor ou um filólogo. Você precisa ser capaz de encontrar rapidamente as informações necessárias, analisá-las e utilizá-las corretamente para resolver o problema. Quanto mais amplos forem os horizontes da pessoa que quer aprender esta profissão, mais fácil será ter sucesso.

Esta distribuição não é um axioma. Um técnico pode se tornar um excelente designer e um analista – um redator criativo. O principal é ter certeza de que você gosta e encontrar a melhor maneira de aprendê-lo.

Como aprender rapidamente uma nova profissão

Mais uma vez, você deve ser guiado por suas próprias preferências e habilidades. A solução ideal é comprar um curso. Também é possível escolher aulas gratuitas, por exemplo, existem alguns canais no YouTube que são úteis para iniciantes. Algumas pessoas aprendem por tentativa e erro, mas você não entrará na profissão rapidamente e não alcançará um nível decente.

A rapidez com que você aprende uma nova profissão depende inteiramente da escolha certa da profissão, de sua vontade e da fonte de seus conhecimentos e habilidades.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]