Consumo de energia dos data centers deve dobrar até 2030

A IA será o fator mais significativo desse aumento, com a demanda de eletricidade de data centers otimizados para IA projetada para mais do que quadruplicar até 2030
O relatório especial da AIE, Energia e IA, oferece a análise global mais abrangente e baseada em dados até o momento sobre as crescentes conexões entre energia e IA.
O relatório baseia-se em novos conjuntos de dados e extensa consulta com os formuladores de políticas, o setor de tecnologia, o setor de energia e especialistas internacionais.
Ele projeta que a demanda de eletricidade de centros de dados em todo o mundo deve mais do que dobrar até 2030 para cerca de 945 terawatts-hora (TWh), um pouco mais do que todo o consumo de eletricidade do Japão hoje. A IA será o fator mais significativo desse aumento, com a demanda de eletricidade de data centers otimizados para IA projetada para mais do que quadruplicar até 2030.
Nos Estados Unidos, o consumo de energia por data centers está a caminho de responder por quase metade do crescimento da demanda de eletricidade até 2030.
Impulsionada pelo uso de IA, a economia dos EUA deve consumir mais eletricidade em 2030 para processamento de dados do que para a fabricação de todos os bens com uso intensivo de energia combinado, incluindo alumínio, aço, cimento e produtos químicos. Nas economias avançadas de forma mais ampla, os data centers devem impulsionar mais de 20% do crescimento da demanda por eletricidade entre agora e 2030, colocando o setor de energia nessas economias de volta em uma base de crescimento após anos de estagnação ou diminuição da demanda em muitos deles.
O impacto da IA no consumo energético
A IEA destaca que o treinamento e a operação de modelos avançados de IA, como o ChatGPT e outras ferramentas de processamento de linguagem, demandam uma quantidade massiva de energia. Enquanto uma pesquisa no Google consome 0,3 watt-hora (Wh), uma interação com o ChatGPT pode gastar até 2,9 Wh – quase 10 vezes mais.
Além disso, a expansão de tecnologias como criptomoedas, computação em nuvem e streaming também contribui para o aumento do consumo. Somente os data centers, incluindo os usados para IA, poderão responder por 1,5% da demanda global de eletricidade até 2026.
Uma gama diversificada de fontes de energia será aproveitada para atender às crescentes necessidades de eletricidade dos data centers, de acordo com o relatório – embora as energias renováveis e o gás natural estejam preparados para assumir a liderança devido à sua competitividade de custos e disponibilidade nos principais mercados.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]