Automóveis elétricos de grande porte não são sustentáveis
Saiba como os grandes automóveis elétricos podem prejudicar o meio ambiente, com baterias pesadas, altas emissões e desafios na reciclagem.
As baterias de íons de lítio dos automóveis elétricos (VEs) têm, em média, 595 kg.
Com o aumento da popularidade e das dimensões dos automóveis elétricos (VEs), houve um crescimento considerável no peso de suas baterias para oferecer maior autonomia e desempenho. Entretanto, esses VEs de maiores dimensões, que estão cada vez mais presentes no mercado, não estão conseguindo reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação aos VEs menores e aos veículos tradicionais.
Um estudo recente, intitulado “Super-sized electric vehicles (VEs) will not solve the climate crisis“, publicado na revista PLOS Sustainability and Transformation, revela que o peso das baterias de íons de lítio nas modelos mais populares de VEs aumentou 68% nos últimos cinco anos. Atualmente, as baterias dos dez veículos elétricos mais vendidos pesam, em média, 595 kg.
O maior modelo disponível no mercado, o GMC Hummer EV, possui uma bateria que impressiona ao pesar 1.326 kg, superando o peso de muitos carros convencionais e até mesmo do Fiat 500e, um automóvel elétrico compacto.
O estudo destaca que o peso combinado dos dez VEs mais vendidos nos Estados Unidos em 2023 é aproximadamente 1,5 vezes o peso da Ponte Golden Gate, em São Francisco. Essa massa representa um desafio significativo para o futuro gerenciamento de resíduos e descarte de materiais perigosos, considerando as limitações das tecnologias de reciclagem disponíveis.
Além disso, os VEs de maiores dimensões exigem cerca de 75% mais minerais críticos para sua fabricação em comparação aos veículos elétricos menores, e suas emissões de CO2 provenientes do processamento de minerais, fabricação e montagem são 70% superiores. Essa tendência de baterias mais pesadas também pode atrasar os esforços para descarbonizar a rede elétrica, pois demandam muito mais energia.
O aumento nas dimensões dos VEs e de suas baterias está revertendo os potenciais ganhos ambientais esperados com a adoção dessa tecnologia.
Ademais, não existe um modelo econômico viável para reciclar completamente essas baterias e reutilizá-las na produção de novas baterias de íons de lítio, como acontece com papel, alumínio ou vidro.
Perry Gottesfeld, autor do estudo e diretor executivo da Occupational Knowledge International, afirma: “Nem todos os veículos elétricos estão contribuindo de forma positiva para a sustentabilidade ambiental. Precisamos informar melhor os consumidores para que optem por veículos que realmente diminuam as emissões de gases de efeito estufa.”
Os 10 veículos elétricos mais vendidos nos Estados Unidos em 2023 e peso/capacidade da bateria.
Referência:
Gottesfeld P (2025) Super-sized electric vehicles (EVs) will not solve the climate crisis. PLOS Sustain Transform 4(1): e0000159. https://doi.org/10.1371/journal.pstr.0000159
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
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